Sob curadoria de Sebastião Barbosa, o Mar Hotel Recife abriga exposição individual de pintura cuja temática predomina a arte abstrata.
Até 16 de novembro, o público pode conferir no lobby do hotel as obras da artista plástica pernambucana Thereza Maranhão que tem como característica a fusão de materiais característicos da corrente estética surgida no início do século XX.
Com texturas, pinceladas, encáustica, metal, vinil e papéis traduzidos em colagens, o trabalho final da artista resulta na criação de excelentes obras com esmerada técnica, criatividade e beleza. "Convidei Thereza Maranhão para participar desta exposição porque ela realiza sua pintura como testemunha de sua época, usando uma linguagem abstrata sem radicalidade", afirma Sebastião Barbosa.
De acordo com Maranhão, a influência para seu trabalho está diretamente sintonizada com o presente momento vivido e, por isso, o título do projeto. "Uma influência afetiva, situando-me no tempo e no espaço, é o que provoca esse 'Pensar e Fazer' nas minhas telas", defende ela.
Sobre o abstracionismo
A arte abstrata é uma corrente estética surgida no início do século XX, quando alguns artistas começaram a fugir racionalmente do pensamento de que as aparências da natureza tivessem uma importância fundamental na criação dos trabalhos de arte.
Dentre os nomes da época, destacou-se Piet Mondrian que explorando os mundos do inconsciente introduziu o caminho de criar obras caracterizadas pelo abandono total da representação figurativa das imagens ou aparências da realidade. Para isso, Mondrian utilizou formas e cores com ritmo e expressão próprias, liberadas de qualquer conteúdo que interferisse na manifestação da sensibilidade do artista.
Serviço:
"O Pensar e o Fazer"
Exposição de Pintura da artista plástica Thereza Maranhão
Período: até 16 de novembro
Local: Mar Hotel Recife
Endereço: Rua Barão de Souza Leão, 451
Boa Viagem – Recife
Curadoria: Sebastião Barbosa
Informações: (81) 3468.8799 / 9166.9734