terça-feira, 8 de novembro de 2011

O perigo das dietas restritas







Basta o verão avisar que está chegando para mulheres e homens buscarem alternativas rápidas para emagrecerem sem se preocupar com a saúde.Nessa busca pelo corpo perfeito as encaram qualquer tipo de restrição alimentar e o mais agravante sem nenhuma orientação médica e nutricional.

 “A dieta precisa ser feita sob supervisão de um profissional da saúde. Além disso, se necessário, é importante a utilização dos suplementos de vitaminas e minerais para complementá-las. A refeição inadequada também pode ocasionar a deficiência no fornecimento de energia necessária para o corpo e, quando mantidas em longo prazo, pode levar à desnutrição”, explica Samantha Macedo, nutricionista da Equilibrium Consultoria. Então ficamos combinadas assim:Não existe a tal "Dieta Milagrosa" o que existe é Reeducação Alimentar 

Para complementar a alimentação um dos produtos mais tradicionais é Centrum, suplemento vitamínico e mineral, que possui fórmula balanceada desenvolvida exclusivamente para atender as necessidades nutricionais dos brasileiros e é indicado para uso diário, por tempo indeterminado. O suplemento não possui calorias e pode ser consumido durante as dietas.

 O impacto das dietas restritas

A nutricionista analisou três "famosas" dietas, que podem causar a redução e, em alguns casos, a deficiência na oferta de vitaminas e minerais importantes para o funcionamento adequado do organismo:

Dieta do Dr Atkins ou da “Proteína”

Consiste no consumo liberado de gorduras e proteínas, com restrição da ingestão de carboidratos e proibição de alimentos que contenham ingredientes a base de açúcar.

“Esta dieta além de restritiva e monótona é deficiente em fibras, vitaminas e minerais, podendo causar complicações como alteração da função cognitiva, aumento dos níveis de colesterol LDL e aumento na taxa de filtração dos rins. Pode ainda fornecer valores calóricos muito baixos”, explica Samantha.

Por ser uma dieta restrita no consumo de frutas e carboidratos, diminui a oferta de micronutrientes importantes como vitamina C, vitaminas do complexo B, vitamina A, vitamina K e potássio, entres outros associados a estes alimentos.

Dieta de South Beach

Baseia-se no estímulo ao consumo de gorduras monoinsaturadas e ao consumo moderado de carnes, frango sem pele e queijos magros. A partir da terceira semana, permite o consumo de frutas variadas, leite desnatado, carboidratos complexos e até vinho, porém todos eles com moderação.

Apesar do consumo de vegetais e algumas frutas estarem liberados neste tipo de dieta, ela também pode levar a restrição no consumo de micronutrientes como vitaminas e minerais. Neste caso os principais nutrientes comprometidos são os presentes em cereais integrais e grãos, tais como vitaminas do complexo B e ferro (presente no feijão e outros grãos).

Dieta do tipo sanguíneo

Propõe uma alimentação distinta para os portadores de cada tipo de sangue. “Por exemplo, recomenda-se o consumo de frutos do mar e espinafre para indivíduos com sangue tipo O, legumes e verduras para o tipo A, carne para o do tipo B, leite para o tipo AB”, diz a nutricionista.

É uma dieta restritiva, sem evidências cientificas que comprovem sua eficácia na redução de peso.  A restrição de alguns alimentos em longo prazo pode levar ao comprometimento de vitaminas e minerais.

Cada grupo de alimentos possui uma prevalência em determinado micronutriente, exemplo, restrição no consumo de carnes vermelhas irá reduzir a oferta de ferro, vitamina B12 e zinco da dieta ou restrição de leites e derivados irá diminuir a oferta de cálcio, vitamina A e vitamina E. Assim toda exclusão irá levar a necessidade de complementação da dieta através de suplementos polivitamínicos e minerais. 


 Alimentação Detox 

Já a nutricionista Priscila Rosa explica que a Detox tem como princípio básico fazer uma “limpeza” no organismo com a finalidade de melhorar a capacidade de absorção dos nutrientes.Os órgãos mais importantes neste processo de desintoxicação são o fígado e o intestino e quando a alimentação não está correta, são os mais prejudicados em relação ao acúmulo de toxinas que ficam aderidas em suas paredes impedindo a absorção de minerais, vitaminas e outros nutrientes.

Na Detox, essas toxinas acumuladas são eliminadas pela ação de alimentos e bebidas (chás e água) com potencial depurativo, diurético e assim a porta de entrada para os nutrientes, especialmente no intestino, fica livre para que os nutrientes possam entrar e melhorar o funcionamento do metabolismo.

Os pontos positivos: melhor digestão, melhor aparência da pele, melhor funcionamento do intestino, eliminação da retenção de líquidos, proporciona sensação de bem-estar, garante mais disposição e um sono mais tranqüilo.

Os Pontos negativos: não pode ser feita por um período prolongado já que restringe alguns tipos de alimentos como carne vermelha, leite e derivados e carboidratos refinados.



Cardápio balanceado para um dia para um emagrecimento saudável.



Café da manhã
1 copo (200 ml) de bebida de soja batido com 5 morangos e 2 colheres de sopa de aveia
Além de oferecer proteína, ele está cheio de vitamina C, que melhora as defesas.
+  2 torradas integrais com 1 colher de sopa de margarina com fitosteróis
Eis uma mistura rica em substâncias protetoras do coração.
Lanche
4 damascos secos
O damasco contém fibras que prolongam a saciedade.
+  1 castanha do Pará
Ela fornece boas doses de selênio, mineral de ação antioxidante que blinda as artérias.
+ 1 pote (200 ml) de iogurte light
Contém substâncias que auxiliam na saúde intestinal.

Almoço
1 prato de sobremesa de salada de repolho roxo com fava
Essa receita tem flavonóides que são benéficos para as células.
+  4 colheres de sopa de couve-manteiga refogada
Uma opção cheia de fibras para facilitar o trânsito intestinal.
+  4 colheres de sopa de farofa de trigo com frutas secas
A combinação é fonte de vitaminas do complexo B que afastam doenças cardiovasculares.
+  1 filé grelhado
O filé oferece ferro, mineral que combate a anemia.
+  1 copo (200 ml) de suco de abacaxi com hortelã
Essa bebida tem ação digestiva.

Lanche
1 xícara (250 ml) de chá de erva-doce
Uma preparação que também melhora a digestão.
 +  1 fatia média de bolo integral de frutas
Fonte de carboidrato, o bolo dá mais disposição.

Jantar
1 prato de sobremesa de alface roxa, tomate, hortelã e salsinha picados
Uma salada cheia de substâncias de ação antioxidante.
+  5 colheres de batata cozida
A batata é rica em potássio, mineral amigo dos músculos.
1 filé de peixe grelhado
Pescados contêm gorduras benéficas que ajudam a equilibrar os níveis de colesterol.
1 copo (200 ml) de suco de melancia
Além de hidratar, a bebida está lotada de compostos benéficos.

Nenhum comentário: