sábado, 12 de novembro de 2011

Diabetes: problemas na visão podem ser irreversíveis






De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o diabetes já afeta mais de 364 milhões de pessoas no mundo.Alterações orgânicas como aumento na diurese (produção de urina pelo rim), sede exagerada, fome constante, perda de peso e fadiga podem ser sintomas do diabetes.Mas a atenção também deve ser dobrada com o surgimento de problemas na visão, que podem aparecer de repente, sem aviso prévio.Por isso são tão importantes os exames de rotina com a finalidade sempre da prevenção em nome de uma melhor qualidade de vida.“Atitudes como controle de peso, dieta balanceada e atividade física são fatores que colaboram na prevenção da enfermidade”, explica Ana Karina Teles Silveira, do Med Center – Centro de Olhos,

Com a proximidade do Dia Mundial do Diabetes, celebrado na próxima segunda-feira (14), a oftalmologista alerta as pessoas a observarem sintomas como a diminuição súbita da visão, o embaçamento visual e quaisquer mudanças repentinas, mesmo se utilizando os mesmos óculos de grau. “Lembramos que, em grande parte dos casos, não surgem sintomas, por isso o mais importante é realizar o exame de retina pelo menos uma vez ao ano”, aconselha Ana Karina.

Segundo a especialista, a retinopatia diabética (lesões que aparecem na retina devido a alterações vasculares causadas pelo aumento anormal da glicose no sangue) é uma das causas mais freqüentes de cegueira irreversível em adultos entre 20 e 74 anos. “A OMS mostra um dado preocupante: após 20 anos com a diabetes, 100% dos pacientes do tipo 1 e mais de 60% daqueles portadores do tipo 2 terão algum grau de retinopatia diabética”, diz a oftalmologista.

A enfermidade atinge a visão dos pacientes porque altera o metabolismo do cristalino, podendo, com isso, modificar o grau dos óculos e antecipar a formação de doenças como a catarata. De acordo com a médica, o diabetes também provoca lesão nos vasos sanguíneos, causando edema na retina ou seu descolamento, hemorragia intra-ocular e glaucoma. A oftalmologista Ana Karina diz que todas essas alterações acarretam perda de visão súbita que pode ser uni ou bilateral.

PrecauçõesÉ possível tomar alguns cuidados para prevenir o aparecimento da retinopatia diabética. Realizar exame oftalmológico anual é o primeiro deles, principalmente se for feito o mapeamento da retina ou fundoscopia (análise do fundo de olho). É importante também fazer o controle da glicemia, da pressão arterial, dos níveis de colesterol e da anemia. 







Nenhum comentário: