terça-feira, 19 de maio de 2009

Cuscuz, paixão e sensibilidade na França contemporânea


Cinema e gastronomia levados a sério. Filmes em que a comida é quase personagem e chefs de talento irretocável são os ingredientes que tornaram o Mesa de Cinema um evento único e inimitável!

Em sua primeira participação no Mesa de Cinema, a chef Carla Pernambuco é quem comanda o menu do próximo encontro, marcado para o sábado, dia 30 de maio, às 11h, no Santander Cultural, em Porto Alegre (RS). Gaúcha, proprietária do restaurante Carlota, em São Paulo e no Rio de Janeiro, Carla é uma das chefs mais respeitadas pela crítica especializada e prestigiada pelo público. Inspirada pelo filme O segredo do grão (La graîne et le mulet, 2007), em que cuscuz e peixe são os ingredientes exaltados pela trama, Carla promete um cardápio de surpresas e muitos sabores.

Em 2009, o Mesa de Cinema passa a integrar a programação oficial do Cine Santander, apresentando exclusivamente filmes em 35mm, com exibição nas sessões normais da casa durante a semana. Em cartaz desde janeiro de 2005, o projeto idealizado pela jornalista Rejane Martins, une duas artes: gastronomia e cinema, explorando o apelo que determinados filmes provocam em nossos sentidos e em nossas emoções, estimulando o paladar e o prazer.
O filme escolhido para a edição 46 é o premiado O segredo do grão, também apresentado em outros países com o título de Cuscuz. O diretor tunisiano Abdelladif Kechiche abre a porta da casa de uma família de origem árabe que vive na França e aponta o foco sobre os imigrantes para descrever seus ritos e suas dificuldades sem clichês. A história se passa em Sète, no sul da França, e mostra a saga de Slimane, que aos 60 anos, divorciado, une a família com o sonho de abrir um restaurante de comidas típicas da Tunísia dentro de um barco. Em sua jornada quixotesca pelo negócio próprio, Slimane luta não só pelo seu orgulho, mas também pela sobrevivência. Para completar a programação, o debate terá a presença do publicitário Alfredo Fedrizzi e do crítico de cinema Marcus Mello com mediação do professor Vitor Necchi.
Os ingressos estão à venda e as reservas são garantidas mediante confirmação de depósito bancário até o dia 22 de maio. Os lugares são limitados.Informações pelo e-mail: rejane@nexocomunica.com ou pelo tel.: (51) 9196 0249.




PROGRAMAÇÃO
11h - coquetel no Café do Cofre

11h45 - sessão de cinema no Cine Santander

14h15 - debate no cinema

15h00 - Almoço no restaurante Moeda
Mesa de Cinema nº 46
O Segredo do Grão com menu de Carla Pernambuco
Data: 30 de maio de 2009
sábado - 11h
Local: Santander Cultural

Endereço: Rua Sete de Setembro, 1028 - subsolo

Praça da Alfândega esquina General Câmara

Porto Alegre
Ingressos antecipados: R$ 120 (inclui coquetel, cinema, debate, almoço, bebidas e serviço)
Informações e reservas: rejane@nexocomunica.com
Fone: (51) 9196 0249