sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Receita especial da Arosa para o Natal

Cestinhas de Nozes para incrementar ceia de Natal





A Cozinha Experimental Arosa sugere para o Natal as deliciosas Cestinhas de Nozes, elaboradas com massa Fillo e uma das frutas secas mais tradicionais nessa época do ano.


A massa Fillo é extremamente fina, de sabor neutro e de textura crocante, serve tanto para receitas doces como para salgadas. O preparo dessa massa consiste em sobrepor as folhas uma sobre a outra, pincelando entre elas manteiga ou margarina derretida, ou óleo. Oferece a possibilidade de um cardápio criativo, sendo ideal para fazer rolinhos primavera, doces e salgadinhos delicados, doces da culinária árabe, strudel, tortas e tortinhas. É também muito utilizada para envelopar alimentos, chamado de papillote pelos franceses.


A massa Fillo Arosa é vendida congelada em embalagem com 300g, em folha contínua com aproximadamente 25 cm X 340 cm. E na embalagem de 750g com dois rolos de folha contínua de aproximadamente 25 cm x 450 cm. Para utilizar basta descongelar, desenrolar e utilizar conforme o desejado. De alto rendimento, com apenas quatro ou cinco camadas se obtém um folhado perfeito.

Confira a receita das Cestinhas de Nozes: deliciosa e crocante, vai fazer sucesso na mesa de Natal. Boas festas!






Cestinhas de Nozes

Ingredientes:

1 pacotes de Massa Fillo 300 g
1 lata de leite condensado;
50 g de nozes picadas;
1 colher (sopa) de manteiga (ou margarina);







Preparo do Recheio:

Descongele a Massa Fillo conforme instruções da embalagem.
Leve ao fogo bando o leite condensado e a manteiga (ou margarina). Quando ferver, acrescente as nozes picadas. Deixe engrossar até que fique com consistência de beijinho mole. Desligue o fogo e deixe esfriar.

Montagem das cestinhas:

Corte a massa em quadrados de aproximadamente 8 x 8 cm. Intercale 3 quadrados de massa com margarina derretida (é possível substituir a margarina por manteiga derretida ou clara de ovo). Forre forminhas, tipo para empadinhas, e coloque aproximadamente 1 colher (sopa) do recheio por forminha.

Asse em forno médio-baixo (140-160ºC) por aproximadamente 20 minutos ou até que o recheio e a massa fiquem levemente dourados.

Tempo de preparo: 45 minutos

Rendimento: Utilizando forminhas convencionais de empadinhas o rendimento do recheio é de 14 unidades e da massa, 40 unidades. Portanto basta aumentar quantidade de recheio caso deseje fazer mais cestinhas.

Receita elaborada pelo Centro de Culinária Arosa
www.arosa.com.br
Foto: divulgação