segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Livro: Outros Carnavais



Todo ano a decoração do Carnaval do Recife muda. Há oito anos, com exceção de 2004, por trás do colorido das figuras e personagens que instigam os foliões pelas ruas da cidade está o traço marcante da ilustradora e designer Joana Lira. Como forma perpetuar esses anos de criação, que mexem profundamente com o sentimento carnavalesco do recifense, Joana acaba de produzir uma verdadeira "colcha de retalhos" em seu primeiro livro, Outros Carnavais, com fotos, textos e imagens que registram todo o processo desde a concepção, passando pela instalação, montagem até o resultado final da maior festa de rua da cidade. O livro será lançado no dia 17 de dezembro, às 19h, no Forte das Cinco Pontas.



Com texto solto e, quase sempre em primeira pessoa, o livro narra a experiência de Joana a partir de como esse trabalho acabou mexendo profundamente com sua vida pessoal e profissional ao longo dos anos. Além de detalhar, como um presente à memória e à curiosidade foliã, cada passo do processo de concepção à montagem da decoração. Além de Joana, os textos são divididos entre os jornalistas André Viana e Silvana Assumpção, que entram para contextualizar a importância cultural que o Carnaval tem para a cidade.



Joana, que era acostumada a trabalhar com desenhos em pequenas dimensões, viu seu trabalho atingir grandes proporções. "Eu pintava na época porcelana, coisinha miudinha, de 5 cm, e, de repente, fui fazer desenhos de 7, 10, 20 metros. Na época, isso rachou minha cabeça ao meio,", confessa Joana. Mas não foram somente os desenhos que ganharam outra dimensão. O próprio trabalho da designer atingiu outro patamar no contexto do mercado. O estilo do trabalho de Joana ajuda por ter como característica plástica uma facilidade de reprodução e ampliação. São desenhos chapados, vetorizados, sempre com uma linha preta e forte definindo os limites chapados de cor.




Outros Carnavais, com tiragem de 2 mil exemplares, em edição de luxo, com capa dura, sai pela editora DBA, reconhecida no mercado pelos livros de gastronomia, arte e fotografia. Em 264 páginas o leitor terá acesso a textos, imagens e fotos que marcaram o imaginário das pessoas durante a festa mais esperada do ano. O livro tem edição de Alexandre Dórea Ribeiro, consultoria editorial do antropólogo Raul Lody, coordenação editorial de Kiko Farkas, da Máquina Estúdio, que também assina junto com Elisa Cardoso o projeto gráfico, e com Tereza Bettinardi, o design; e conta ainda com produção executiva de Carla Valença, da Relicário Produções Culturais e concepção da própria Joana Lira.




Durante a produção do livro, Joana esteve bem à vontade para falar de uma festa que sempre esteve envolvida até o pescoço como foliã de carteirinha que é. "Eu sempre fui muito envolvida com o carnaval. Quando eu era mais nova ficava com febre antes de chegar o primeiro dia de festa. Para mim era a melhor época do ano... eu me preparava para receber o carnaval", diz. Ela que sempre brincou recebendo o Carnaval passou para o outro lado de quem trabalha em função da folia alheia. "Quem não participa desses bastidores não tem idéia de como funciona. Mas participar disso durante um ano inteiro é muito diferente. Você vê os mistérios da festa, e até perde um pouco daquela poesia de participar do carnaval, porque seu ponto de vista em relação à festa é outro".



Para selecionar as imagens, Joana analisou mais de 1,5 mil fotografias. É que o registro oficial da decoração só foi feito a partir de 2005. Desde então, as fotos vem sendo feitas por Tiago Lubambo. E em 2008, também pela fotógrafa Bárbara Wagner. Para a foto da própria Joana Lira que faz parte do livro, o clique foi feito durante a folia de Carnaval pela fotógrafa Lia Lubambo. Já para resolver a lacuna dos anos anteriores a 2005, ela lançou uma circular por e-mail numa lista de fotógrafos. "Não tínhamos muitas imagens anteriores a 2005. Antes, era eu mesma quem fazia. Mas quando começamos a pedir contribuições foi uma verdadeira chuva de fotos!", conta Joana. Nessa leva, Joana teve grandes surpresas como o trabalho de Josivan Rodrigues que ganhou espaço nas primeiras páginas do livro. Além dele, entre outros fotógrafos do livro, estão ainda Fred Jordão e Roberta Guimarães.









Serviço:



Lançamento do Livro Outros carnavais, de Joana Lira - Editora DBA
Dia: 17 de dezembro
Hora: 19h
Local: Museu da Cidade do Recife
Forte das Cinco Pontas, Pça. das Cinco Pontas, s/n
Bairro de São José
RecifeFone: (81)3224-8492

**Foto: Kiko Ferreti*