quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Qual o jeito certo de dormir?



O posicionamento errado da cabeça e das curvas da coluna é o responsável pelo aparecimento de sintomas como tensão na região cervical e ombros, dores na região lombar e pernas, além de dormência nos braços. É o que assegura o clínico geral José Leoncio de Carvalho, consultor da Eurosono, empresa especializada na fabricação de colchões e travesseiros.



Segundo o especialista, o melhor jeito de adormecer é na posição lateral, deixando a coluna alinhada com o pescoço e as pernas dobradas. “A coluna fica mais protegida e a respiração flui melhor, especialmente para as pessoas que sofrem de refluxo noturno e distúrbio do sono”. Ao dormir de lado, dr. Leoncio aconselha ainda usar travesseiro na cabeça, para manter o pescoço na mesma linha da coluna, e entre as pernas.



A posição de barriga para cima, de acordo com o médico, também é correta. “Mas deve-se colocar um travesseiro na cabeça para corrigir a curva da coluna cervical e outro embaixo dos joelhos, que faça dobrá-los”, explica. Já a posição de bruços prejudica a coluna e pode ser um facilitador de vômitos, caso a pessoa tenha refluxo.



Sobre a altura do travesseiro, dr. Leoncio é enfático em dizer que os altos ou baixos prejudicam a coluna e fazem com que os músculos do pescoço comprimam as veias e artérias da área, prejudicando a circulação. “Os efeitos são sentidos logo ao acordar: torcicolo, dormência na nuca e dores nos ombros”.




Além desses fatores, o colchão de boa qualidade também previne problemas futuros. Eles devem se adaptar perfeitamente ao formato do corpo, evitando assim desconforto e dormência no dia seguinte. "O bom colchão é aquele que molda as ondas naturais da coluna, relaxando os músculos e aliviando os pontos de tensão, para que se tenha um descanso profundo", afirma o especialista.



A Eurosono, que prioriza a qualidade e o conforto, desenvolveu produtos que oferecem uma melhor absorção do peso e distribuição equalizada da pressão sobre o corpo. “Trata-se da linha Harmony, composta por cinco camas com estrutura de madeira, molejo de molas pocket (ensacadas), camadas extra de espuma e tecidos importados, que proporcionam maciez ao toque”, avisa o gerente geral da unidade fabril de Pernambuco, Thomé Araújo.


Para finalizar, o dr. Leoncio garante que a qualidade do sono também pode ser prejudicada por razões bem mais simples de serem resolvidas, como os hábitos antes de ir para cama e o ambiente de repouso. “Aconselho deixar o quarto escuro ou na penumbra, com temperatura entre 15 e 25ºC, vestir uma roupa confortável, evitar o consumo de bebidas estimulantes (como café e álcool) e não ficar no computador trabalhando até altas horas”, enumera.