segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Artista plástico alemão Rolf Behm abre exposição individual na AM Galeria de Arte


Brasil como inspiração

O artista plástico alemão Rolf Behm tem um caso de amor especial com o Brasil. Além de ser casado com uma brasileira, sua obra carrega traços do país que inspiraram vários de seus trabalhos.

Um bom exemplo é a exposição ‘Urbs et Orbis’, que o público mineiro poderá conferir a partir do dia 13 de agosto (quarta-feira), quando a mostra será aberta na AM Galeria de Arte (Rua Cláudio Manoel, 155, loja 4 – Funcionários), em Belo Horizonte (MG), com entrada franca.

Para a exposição, Rolf Behm preparou sete obras, em técnica mista (acrílica e óleo) sobre tela, criadas entre 2007 e 2008. Duas destas telas foram pintadas no atelier do artista no Rio de Janeiro e as outras cinco produzidas em Berlin.

A mostra
O título da exposição é ‘Urbs et Orbis’, na tradução livre do latim urbs é terra (cidade) e orbis é órbita (céu), e indica o tema das obras, que tratam da paisagem urbana. “Parte destas paisagens urbanas foram inspiradas na cidade do Rio de Janeiro, em especial no Pão de Açúcar, que aparece nas telas como motivo, hora reconhecível hora de forma abstrata. Não se trata de um espaço naturalista, mas pictórico, no qual a pintura se manifesta com todas as suas possibilidades”, destaca Rolf.

O uso da cor é expressivo. A riqueza e intensidade da paisagem urbana e da natureza são tratadas com pinceladas gestuais contrastando com áreas de cores chapadas ou aquareladas. Nas telas, aparecem de forma abstrata construções urbanas como ruas, estádios e prédios, que convivem com formas mais naturais. Em alguns momentos a lona crua contrasta com áreas de intenso tratamento pictórico.

“As telas oferecem ao observador a possibilidade de passear e se perder neste ambiente artificial, no qual ele pode se identificar e mesmo terminar as telas em seus pensamentos e emoções”, completa Rolf.

Sobre o artista
Rolf Behm nasceu em 1952 em Karlsruhe, na Alemanha, onde estudou entre 1973 e 1977 com Markus Luepertz na academia das artes plásticas. Em 1978, conquistou bolsa de estudos do DAAD em Londres e em 1984 estudou em Florença. Em 1993 esteve no Brasil participando em Maceió (AL) de workshop das artes plásticas Alemanha-Brasil. Entre 1994 e 95 foi artista em residência na Fundação Starke, em Berlim. Desde 1976, participa de exposições individuais em galerias e instituições nacionais e internacionais em Berlin, Dusseldorf, Essen, Muniche, Karlsruhe, Paris, Nova York e Viena. No Brasil, participou de exposições individuais em 1998, no Paço Imperial e no Estúdio Guanabara, no Rio de Janeiro (RJ) e no Museu de Arte Moderna, em Salvador (BA). Em 1999, foi a vez do Palácio das Artes, em Belo Horizonte (MG), receber uma mostra do artista. Atualmente vive e trabalha no Rio de Janeiro e em Berlim.

Serviço:


Exposição “Urbs et Orbis”, com Rolf Behm

Período: 13/8 a 2/9/2008

Horário: 10h às 19h- segunda a sexta-feira

10h às 14h-sábado

Local: Rua Cláudio Manoel, 155/ loja 4 - Funcionários –

Belo Horizonte -MG

Informações: (31) 3223-4209

ENTRADA FRANCA