sexta-feira, 27 de junho de 2014

Decoração verde: mais charme e vida para casa









A moda segue tendências. Assim, a cada estação, algum modelo ou acessório vira hit e todo mundo começa a usar. Muitas vezes, cores e peças que já estiveram em alta em alguma época, voltam com tudo e tornam-se, mais uma vez, tendência. O mesmo se aplica à decoração. Alguns estilos se misturam e ressurgem no décor, assim como outros aparecem. Entre as tendências que voltaram com tudo, as plantas continuam sendo queridinhas quando o assunto é aliar charme e bem-estar ao ambiente. “A tendência confere um caráter mais natural à decoração. As plantas ajudam a purificar o ar, reduzem a temperatura e amenizam a poluição, trazendo o equilíbrio necessário aos ambientes”, comenta Danielle Paes Barreto, uma das sócias à frente do arqMULTI.

Outra novidade é apostar nos jardins verticais. "O paisagismo é cíclico. Existem plantas que não são mais usadas em projetos, outras que estão no auge, além de algumas que já foram tendência no passado e, hoje, voltaram à cena, muitas vezes usadas de formas diferente no projeto", comenta Soraya Carneiro Leão, também à frente do arqMULTI. Um bom exemplo de planta que caiu em desuso, mas que agora retoma seu posto é a samambaia. "Muito usada nos anos 70, principalmente as mais compridas, as samambaias ficaram um longo período sem ser especificadas nos projetos paisagísticos e agora estão de volta à cena, tornando-se uma excelente sugestão”, complementa.

É importante, contudo, lembrar que caso a decoração seja com plantas naturais, é essencial redobrar os cuidados. O primeiro passo é escolher o local onde colocá-la e avaliar o grau de luz que existe, pois cada planta tem necessidades de luz solar diferentes, e como tal, deve continuar saudável no espaço que ocupar. “As flores ficam especialmente bem em ambientes mais rústicos e as plantas verdes são o complemento perfeito para uma decoração mais clássica, ou mesmo minimalista. O importante é sempre optar por locais mais abertos, como sala, hall e varanda. Se o apartamento for pequeno, a dica é espalhar pequenos vasos pelos cantos com as suas plantas favoritas”, finaliza Soraya. É possível, ainda, apostar nas flores e plantas artificiais, pois elas também proporcionam sofisticação e delicadeza ao décor.







Nenhum comentário: