quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Uma década de sabores






O Festival Gastronômico de Pernambuco (FGPE) chega este ano a sua décima edição, no período de 12 a 23 de outubro.O evento vem, ao longo dos anos, divulgando ingredientes e receitas pernambucanas, através do intercâmbio entre chefs convidados e restaurantes anfitriões. Como resultado deste trabalho, nesta última década, tornou-se um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil e o maior do Nordeste. De acordo com a organização do evento ao serão 80 chefs no comando das caçarolas para atender um público estimado nos restaurantes de aproximadamente 4.350 pessoas.


A coordenação do Festival,leia-se Ana Lins, César Santos e Márcio Sena, escolheu como tema Uma Década de Sabores, trazendo para a discussão a evolução do cenário gastronômico pernambucano neste tempo. “Ao longo dos anos, conseguimos acompanhar de perto o crescimento da gastronomia pernambucana e de seus profissionais. O Estado evoluiu muito neste sentido e isto se deve, principalmente, a competência e criatividade de seus chefs”, comenta Ana Lins, coordenadora do FGPE. De fato, a última década foi determinante para a consolidação de Pernambuco como destino gastronômico. Nomes como César Santos, André Saburó e Joca Pontes ultrapassaram as fronteiras estaduais e ganharam o mundo, como sinônimos de gastronomia de alto nível.

É certo que o Festival Gastronômico de Pernambuco teve uma importante contribuição para este cenário. “A troca de conhecimentos entre os chefs convidados e a brigada dos restaurantes enriquece muito a equipe. São novas técnicas e formas de cocção que são aprendidas nesta vivência de pouco mais de três dias, mas que ficam para sempre.”, acrescenta o coordenador César Santos. Além de propiciar este aprendizado, o Festival levantou bandeiras importantes para o cenário gastronômico pernambucano, como a valorização dos ingredientes nacionais e dos vinhos produzidos na região do São Francisco. “Somos um estado muito rico em ingredientes e cultura. O Festival disseminou isto por outros estados e o resultado pode ser percebido quando você chega num restaurante de um chef que já esteve no evento e encontra nosso queijo coalho compondo um prato”, complementa Márcio Sena.




Concurso de Estudantes- Pelo sétimo ano consecutivo, o Festival Gastronômico de Pernambuco promove o Concurso de Estudantes, reunindo alunos das instituições de ensino do curso superior ou técnico em Hotelaria e Gastronomia – Universidades Federal de Pernambuco (UFPE), Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Salgado de Oliveira (Universo), Faculdades Boa Viagem (FBV), Faculdade SENAC PE, Faculdade Maurício de Nassau, Faculdade Guararapes e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

A ideia é desafiar os alunos a apresentarem um trabalho teórico e criar um prato principal. O concurso funciona da seguinte forma: cada instituição indica um grupo de dois alunos para representá-la no concurso. No primeiro momento, no dia 20 de outubro, cada equipe apresentará um trabalho didático sobre o tema do Festival, na loja Ferreira Costa. As apresentações são julgadas de acordo com critérios como conteúdo e clareza na exposição. O segundo momento, no dia 21, na Arena de Chefs no Shopping Tacaruna, prevê a preparação de um prato principal, com inspiração nesta Década de Sabores.














Nenhum comentário: