quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Carnaval sem lesões



Durante a folia de momo é comum as pessoas exagerarem em algumas coisas como bebidas, excesso de sol e muito esforço físico. Para que os exageros não causem conseqüências para a saúde, especialmente para aqueles que não praticam exercícios físicos, é preciso se precaver para evitar quedas e lesões.

De acordo com o fisioterapeuta Gustavo Oliveira, especialista em Osteopatia,RPG e Acupuntura, a probabilidade de a folia acabar antes do tempo não é pouca.O folião que decide passar os dias a todo vapor corre o risco de sofrer com lesões dos tendões do joelho,tornozelo e do pé.”O carnaval é uma época do ano em as lesões de músculos se tornam mais frequentes.Por isso antes de cair na folia é indicado fazer uma alongamento e relaxamento para evitar as lesões traumáticas” alerta o profissional.

Para evitar as quedas é preciso utilizar um calçado adequado de preferência um tênis com sistema de amortecimento na parte. ”As mulheres devem ficar longe dos saltos altíssimos. Não vale à pena arriscar a saúde em nome da vaidade” alerta Gustavo Oliveira. Infelizmente quem insistir nos saltos os resultados podem ser fraturas, bursite no calcanhar e sobrepeso nas costas. “Os saltos, mesmo deixando a mulher maravilhosa, são os principais vilões das torções e quedas. Além de prender os pés eles podem levar a entorses e outras lesões traumáticas.Além de aumentar a carga na coluna vertebral” explica o fisioterapeuta, coordenador do Núcleo de Ergonomia da Veiga de Almeida (UVA), Dr. Leonardo Natal. “É possível vestir um sapato confortável e continuar fashion. E no lugar de investir em calçados de salto alto a mulher pode caprichar nos figurino e nos adereços da cabeça como laços, fitas, tiaras perucas” sugere a  coordenadora do curso de Design de Moda da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Adriana Jordan.
 
Os saltos e suas consequências

Agulha — Vilão dos vilões. O sapato com este salto e bico fino não é recomendado nem para as ocasiões especiais. Causa desequilíbrio, pois reduz muito a participação do calcanhar na sustentação do corpo, além de deixar os dedos muito desconfortáveis.

Fino — O modelo com salto fino achatado oferece mais equilíbrio que o tipo agulha, mas não deixa a mulher livre de torções de tornozelo e dores nos dedos e na planta dos pés.

Plataforma — Este salto oferece uma melhor distribuição da pressão exercida pelo corpo sobre os pés. A ponta angular facilita a impulsão do corpo ao caminhar.

Centro — O salto que sai do meio do calcanhar facilita o equilíbrio do corpo. Esse modelo deixa os dedos confortáveis e pode ser uma opção para mulheres.

Quadrado — O modelo grosso e quadrado é o eleito pela maioria das mulheres que querem manter a elegância por longo período do dia. Esse tipo de sapato deixa o calcanhar bem apoiado o que proporciona equilíbrio ao corpo.

3CM — O sapato baixo com salto até três centímetros é o único recomendado para o uso diário.


Serviço:

http://www.gustavooliveirafisio.com.br/



** Foto meramente ilustrativa**

Nenhum comentário: