quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Férias: sinônimo de brincadeiras e, às vezes, de bicho de pé



Janeiro é mês de férias e diversão para a garotada. Controlar os pequenos é missão quase impossível para os pais, que não podem impedir as brincadeiras e, ao mesmo tempo, descuidar da atenção com os filhos.  O simples ato de andar descalço em terrenos baldios, na areia da praia ou em locais por onde passam cães e gatos deixam as crianças suscetíveis a contrair o bicho de pé que, diferentemente do que o nome diz, pode ser adquirido também pelas mãos.

A pulga Tunga penetrans , como o próprio nome sugere, penetra na pele geralmente pelos pés e se aloja na planta, entre os dedos e nas unhas para alimentar-se de sangue e por seus ovos. Coceira, dor na região e um pontinho preto circundado por uma pele mais clara sinalizam a doença. A empresária Alessandra Cardoso, da Dr. Piede, espaço especializado em tratamento dos pés, em Boa Viagem, identifica o aumento da clientela mirim acometida por esse problema no verão e período  de férias.

A podóloga Jaciana D’Arc, há 8 anos na profissão, alerta para os perigos de crianças e adultos andarem descalços próximos aos pés de caju. “ A pulga, causadora do bicho de pé, adora essa fruta”, confidencia. Segundo a profissional, a Dr. Piede oferece dois tipos de tratamento: o da extração e a laser terapia .

De acordo com a profissional, a extração é mais indicada para os adultos, já que é bastante dolorosa. “O bicho de pé tem que ser retirado inteiro através de um bisturi. É uma micro cirurgia. Após o procedimento, é preciso ainda fazer dois curativos em dias alternados”, relata. Já a laser terapia é indolor, porém um pouco mais demorado mas é o tratamento mais indicado para as crianças e o mais escolhido pelos pais para resolver o problema dos filhos “ Para exterminar o bicho de pé são necessárias de seis a sete sessões”, alerta D’Arc.

SERVIÇO:
Clínica Dr. Piede
Rua Capitão Zuzinha, 22, loja 08, Galeria Setúbal Center
Boa Viagem, Recife
Telefone: (81) 3461-2863


Nenhum comentário: