terça-feira, 27 de agosto de 2013

Dicas de saúde para os cuidados com os pés no inverno e no ano inteiro



Sou do tipo de pessoa que acho que os pés merecem tratamento,carinho e cuidados o ano inteiro.Todas as estações do ano eu e você temos por obrigação manter nossos pés em perfeito de estado:unhas cortadas,esfoliação,massagens,hidratação e creminhos feitos especialmente para essa área.Logo,logo o verão aporta e nada de colocar uma rasteira com pés maltratados,né.

Tivemos dias com as temperaturas mais amenas (até chegou a fazer um certo 'frio') e  redobrar atenção com a pele e com os pés que, muitas vezes negligenciados, acho digno Mantê-los hidratados, limpos e secos é regra quase que obrigatória antes de calçar os sapatos.Essa prática simples pode evitar, nessa época do ano, o aparecimento de fungos, bactérias e frieiras nos pés.

Os especialistas recomendam hidratação diária com cremes à base de ureia ou específicos para os pés, objetivando a cicatrização das fissuras, também conhecidas como rachaduras. Devido ao período chuvoso, é importante trocar as sandálias e chinelos por sapatos fechados, usando-os com meias de algodão, que ajudam na absorção do suor e devem ser trocadas diariamente. É aconselhável, independentemente da estação do ano, o uso de protetor solar nos pés sempre que expostos. Mesmo em dias nublados.

Sapatos apertados devem ser evitados, pois eles podem encravar as unhas e facilitar a formação de calos e calosidades. É extremamente necessário tomar alguns cuidados na hora de escolher um sapato. Sapatos muito fechados fazem que os pés transpirem mais e podem ocasionar o surgimento das micoses, sobretudo no inverno.  A higienização dos calçados com uso de spray antisséptico, bem como deixá-los arejar diariamente, ajuda a diminuir a proliferação dos fungos, das micoses ungueais e plantares, além do odor desagradável. “Um excelente horário para se comprar sapatos é no final da tarde ou à noite, quando os pés já estão um pouco inchados”, afirma a podóloga e gestora da Sr. Pé, nos shoppings Recife, Tacaruna e Plaza, Flávia Sarmento.
Outra dica que a profissional dá é quanto ao uso contínuo de esmaltes nas unhas. “Deve-se dar um descanso de pelo menos dois dias entre uma pintura e outra para que as unhas possam respirar, evitando, assim, o aparecimento de manchas brancas”, afirma.
Os problemas mais comuns encontrados nos pés, segundo Flávia Sarmento, são, geralmente, a unha encravada devido ao corte incorreto, o excesso de pele que se desenvolve embaixo da unha, os calos que surgem devido à pressão local e as calosidades que ocasionam fissuras. Para isso, ela recomenda que o tratamento nos pés seja feito, ao menos, uma vez no mês, sempre através da Podologia. Prevenir antes que surjam patologias como unhas inflamadas, calos e calosidades, ressecamentos, rachaduras, etc.
Meninas,confiram as dicas que a especialista passou para o blog sigam e tenham pés cuidados e macios
1- Hidratar diariamente os pés, sobretudo antes de dormir.
2- Ao tomar banho ou molhar os pés, secar bem antes de colocar a meia e os sapatos.
3– Em tempos de inverno, troque as sandálias e chinelos por sapatos fechados ou botas de modo que ofereça total conforto aos pés.
4- Evite os sapatos apertados.
5- Prefira meias de algodão, que deixam o pé respirar.
6- Ao utilizar esmaltes nas unhas, dê um descanso de pelo menos 2 dias entre uma pintura e outra.  
7– Higienizar cuidadosamente todo o pé para combater fungos e micoses.
8- Realize tratamentos contínuos nos pés através da Podologia e não apenas quando surgirem patologias.
9- Higienizar os calçados com uso de spray antisséptico, deixando-os arejar diariamente.
10– Usar protetor solar nos pés mesmo quando o clima estiver nublado.

SERVIÇO:
Unidades Sr. Pé

Shopping Recife: (81) 3326.0566
Shopping Tacaruna: (81)3221.0165
Shopping Plaza: (81)3267.7747

Nenhum comentário: