sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Fisioterapia na Reabilitação do Acidente Vascular Cerebral




O acidente vascular cerebral (AVC) ou acidente vascular encefálico é uma das doenças que mais matam no Brasil e no mundo.  Segundo a Rede Brasil AVC, que faz mobilizações em favor de ações de saúde mais efetivas, 70% dos sobreviventes não retornam ao trabalho e 50% passam a depender de outra pessoa para realizar atividades diárias, como comer e tomar banho. Estatísticas da Previdência Social apontam que por mês 800 a 1.000 auxílios-doença são concedidos a trabalhadores com trombose ou derrame cerebral. De 2006 a 2009, cerca de 1.800 pessoas morreram no Recife vítimas de AVC. E os números em torno da patologia não são nada animadores: em 2015 esperam-se 18 milhões de casos novos de acidente vascular cerebral e, em 2030, 23 milhões de novas ocorrências.

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou Acidente Vascular Encefálico (AVE), popularmente conhecido como derrame, é um distúrbio na circulação cerebral que ocorre principalmente devido a enfartes cerebrais, hipertensão arterial, tumores cerebrais e traumas. Podemos dividir o AVC em duas categorias: O acidente vascular isquêmico que consiste na oclusão de um vaso sanguíneo que interrompe o fluxo de sangue para região especifica do cérebro. De acordo com dados 80% dos casos são de origem isquêmica. Já o acidente vascular hemorrágico consiste no derramamento de sangue no cérebro, com agravantes no aumento da pressão intracraniana, edema ou inchaço no cérebro. 20% dos casos são de origem hemorrágica.

As principais causas dos derrames são hipertensão arterial, diabetes mellitus (níveis altos de açúcar no sangue), dislipidemias (colesterol e triglicerídeos altos), tabagismo, obesidade, sedentarismo e estresse. Outros fatores também podem contribuir para o AVC entre eles podemos citar o uso de anticoncepcionais, uso de bebidas alcoólicas, e doenças que dificultam a coagulação sanguínea. ”A vida moderna tem levado as pessoas a adquirirem hábitos nada saudáveis. Infelizmente no consultório observamos pacientes sedentários, estressaodos, acima do peso. O correto seria investir na prevenção incluindo no dia a dia uma alimentação mais saudável, a prática regular de atividades físicas, como a caminhada, e sessões de fisioterapia preventiva. Os dados de vítimas do AVC são alarmantes por isso é preciso investir sempre na prevenção” alerta o Fisioterapeuta Gustavo Oliveira.







Os sintomas mais comuns de uma vítima de AVC são dores de cabeça muito fortes, fraqueza, dormência no corpo, paralisia ou dificuldade de movimentação, perda ou dificuldade de fala e visão. ”É preciso prestar a atenção a esses sintomas. Eles servem de alerta para que paciente seja levado a uma assistência médica imediatamente. O socorro imediato é de fundamental importância.” diz o Fisioterapeuta Gustavo Oliveira.

Fisioterapia - Após o diagnóstico do AVC é hora de começar as sessões de Fisioterapia. As sessões devem ser iniciadas o mais rápido possível com o objetivo de tratar as extremidades paralisadas para evitar a rigidez articular, atrofia muscular e encurtamento de tendões. Por meio da Acupuntura é possível trabalhar pontos específicos com o objetivo de melhorar a circulação cerebral e com isso restaurar o local da lesão. Os portadores de AVC tratados com a Acupuntura melhoram as funções motoras, o equilíbrio e a coordenação.


Usando a Osteopatia o fisioterapeuta analisa as disfunções do movimento ao nível neuro-musculo-esquelético, visceral e craniano, com base em técnicas exclusivamente manuais com o objetivo de eliminar a dor e promover o equilíbrio da saúde. Durante as sessões de Osteopatia são realizados exercícios de fortalecimento, alongamento muscular e treino de equilíbrio com a finalidade de reabilitar o paciente a usar plenamente toda sua capacidade de realizar movimentos.

A Reeducação Postural Global (RPG) é um método que trata as desarmonias do corpo humano levando em consideração as necessidades individuais de cada pessoa. Tem como princípio básico, tratar o indivíduo de forma global, como um todo. Trabalha buscando um equilíbrio muscular e a simetria corporal




Quais são os indivíduos que tem maior chance de ter um AVC?


·                                 Idosos
·                                 AVC ou “Ameaça de derrame” prévio
·                                 Hipertensos
·                                 Cardíacos
·                                 Diabéticos
·                                 Fumantes
·                                 Alcoolistas (alcoólatras)
·                                 Obesos
·                                 Sedentários


Sintomas do Acidente Vascular Cerebral

·         Diminuição ou perda súbita da força na face, braço ou perna de um lado do corpo;
·       Alteração súbita da sensibilidade com sensação de formigamento na face, braço ou perna de um lado do corpo;
·         Perda súbita de visão num olho ou nos dois olhos;
·         Alteração aguda da fala, incluindo dificuldade para articular, expressar ou para compreender a linguagem;
·         Dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente;
·  Instabilidade, vertigem súbita intensa e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos.





Serviço:

Gustavo Oliveira

Fisioterapia - Osteopatia-RPG-Acupuntura

Rua do Sossego, 683

Boa Vista

Recife-PE

Fones: (81) 3231-3756


www.gustavooliveirafisio.com.br














Nenhum comentário: