quarta-feira, 6 de novembro de 2013

24,3% dos brasileiros são hipertensos



Consumo excessivo de sódio é um dos fatores de risco para a doença


Basta uma ida ao supermercado para se deparar com vários produtos industrializados que ajudam na praticidade do dia a dia.Mas é bom ficar alerta e criar o hábito de ler os rótulos dos produtos,e falo de todos os produtos mesmo.Por trás de uma aparência de 'prático" e 'saudável' é possível perceber a quantidade excessiva de sódio= sal que é super prejudicial para saúde.Se a quantidade de sódio for superior a 400mg em 100g do alimento, este é considerado rico em sódio.

A boa notícia é que o Ministério da Saúde e a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) fecharam um acordo, na última terça-feira (5), para que os alimentos industrializados tenham uma diminuição de até 68% de sódio nos próximos quatro anos. O termo vale para laticínios, refeições prontas e embutidos.

O consumo excessivo do sódio ocorre na ingestão de sal, a fonte mais abundante e disponível do mineral.  Seu excesso na alimentação pode levar à hipertensão, doença crônica não transmissível que atinge 24,3% dos brasileiros, de acordo com o Ministério da Saúde. O mal é mais comum entre mulheres (26,9%) do que os homens (21,3%).

A pressão alta pode levar a doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais. No mundo, a hipertensão é fator contribuinte para 9,4 milhões de mortes por doenças cardiovasculares por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Além da pressão alta, o sódio também pode causar problemas cardiovasculares, cálculos renais, nódulos de tireoide, retenção de líquidos e tensão pré-menstrual.

A nutricionista da Vitalin Alline Cristina Schüncke dá dicas para reduzir o consumo de sódio:

 -Compare a quantidade de sódio dos alimentos, observando as informações nutricionais no verso. Se a quantidade de sódio for superior a 400mg em 100g do alimento, este é considerado rico em sódio;

-Evite comer alimentos em conserva, defumados e embutidos por ofereceram grande quantidade de sódio.

-Reduza a quantidade de sal na preparação dos alimentos e evite deixar o saleiro na mesa;

-Prefira temperar os alimentos com ervas desidratadas, pimenta, sucos de frutas e temperos naturais.

 “As papilas gustativas presentes na boca, e que identificam o gosto salgado, demoram cerca de três meses para se adaptar a uma dieta com redução de sal. Por isso, é questão de tempo se acostumar ao novo sabor”, afirma a nutricionista. 

Nenhum comentário: