terça-feira, 9 de abril de 2013

Projeto leva gratuitamente capacitação teatral para cidades do interior



O teatro é uma das mais antigas expressões de arte na história da humanidade. Atualmente, criar oportunidades para os jovens terem contato com esta arte é proporcionar a expansão do conhecimento, criatividade e o desenvolvimento de diversas habilidades. Para atender aos aspirantes dos palcos, a Bersato produz até 30 de novembro o curso gratuito de formação teatral nas cidades de Goiana, Moreno, Limoeiro e Triunfo. 

“O projeto visa fomentar a profissão de ator para jovens de cidades carentes na área de arte cênica. Para isso, iremos oferecer capacitação e treinamento. O primeiro local a receber o projeto é Goiana, a partir de hoje na Escola Técnica Estadual (ETE)”, conta o instrutor de interpretação do curso, João Batista. Segundo o diretor da Bersato, Saturnino de Araújo, o curso é voltado para alunos de escolas públicas do ensino médio com idade acima dos 15 anos. Mas, ele lembra que a comunidade também poderá participar dentro da disponibilidade de vagas. “Atualmente, o mercado teatral deve crescer e se fortalecer no Estado. Isso significa mais chances de trabalho para os atores e atrizes. Por isso, a arte de representar deve ser propagada através da preparação e qualificação profissional de alunos-atores”, afirma.

O projeto irá basear as aulas na técnica chamada “O método” de Constantin Stanislaviski contida na obra “A preparação do ator”. Após a conclusão do curso, que dura cerca de dois meses, será montada uma peça aberta ao público para avaliação dos resultados.  






Nenhum comentário: