sexta-feira, 18 de maio de 2012

Rpg no tratamento da Escoliose


Você tem atenção especial com a sua postura?Se a resposta for não é bom é bom ficar atento e procurar ter uma postura correta, é por meio dela que o corpo restabelece seu equilíbrio muscular, prevenindo dores e lesões.

Os desvios posturais causam inúmeros problemas entre eles a Escoliose que é um desvio da coluna vertebral no plano frontal, ou seja, a coluna pode ser desviada para a esquerda ou para a direita. Estudos apontam que a escoliose é uma deformidade tridimensional causando além dos desvios uma rotação da coluna vertebral, sendo responsável pela assimetria das mamas e caixa torácica. “A coluna vertebral vista por trás deve ser reta e alinhada. Durante o exame quando observamos o paciente de frente e de costa e detectamos uma assimetria entre a altura dos ombros ou cintura pode ser um sinal de escoliose. Daí a importância do diagnóstico precoce acompanhado de avaliação clínica e radiológica do paciente” alerta o Fisioterapeuta GustavoOliveira especialista em RPG, Osteopatia e Acupuntura

Existem diversos tipos de escoliose a mais comum é a idiopática (causa desconhecida) com cerca de 80% dos casos, outras mais comuns são: congênita (oriunda de uma má-formação), neuromuscular (sequela de doenças neurológicas), degenerativa (lombalgia), Pós-Traumática (pode ocorrer após uma fratura da coluna), Neuromuscular (tipo mais comum de escoliose, atualmente suas causas estão sendo associadas à alterações genéticas).Além da escoliose secundária a uma assimetria de membros inferiores.







Para tratar a escoliose por meio da Fisioterapia uma das indicações é o uso das Terapias Manuais como a Reeducação Postural Global que tem sido uma das melhores técnicas para a correção de escolioses, mesmo com complicações severas. O método de tratamento com a RPG - Reeducação Postural Global - consiste em ajustamentos posturais para reorganização dos segmentos do corpo humano, através do alongamento do tecido muscularretraído, a fim de permitir a reorganização e o reequilíbrio dos músculos que mantêm a postura. Além disso, produz também a liberação das fáscias, tecido conjuntivo, pela aplicação do princípio de "fluagem". Desta forma a Reeducação Postural Global (RPG) trata o paciente globalmente, ou seja, o corpo todo é tratado. “O controle da evolução sistemática é a forma de minimizar os danos causados pela escoliose que, quando não tratada corretamente, pode causar danos irreparáveis ao paciente” explica o FisioterapeutaGustavo Oliveira.

Saiba Mais

Durante a infância, a escoliose afeta meninos e meninas. Na fase adolescente, as meninas são 5 a 8 vezes mais afetadas pela escoliose. Entretanto, 90% dos casos de escoliose idiopáticas são devidos a acréscimos moderados da curvatura da coluna e, geralmente, não são contemplados com tratamento intensivo. A escoliose dever ser tratada o mais precoce possível com o acompanhamento de um Fisioterapeuta. O tratamento da escoliose varia de acordo com vários fatores como idade, flexibilidade da coluna, gravidade da curva.







Serviço

 Gustavo Oliveira 

Fisioterapia- RPG-Osteopatia-Acupuntura-Fisioterapia Respiratória-Atendimento Domiciliar

Rua do Sossego,683

Boa Vista-Recife-PE

Fones (81) 3231-3756 / 8881-9201

www.gustavooliveirafisio.com.br

www.gustavooliveirafisio.blogspot.com.br






Nenhum comentário: