terça-feira, 29 de maio de 2012

DIA CERVANTINO DA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL






Em comemoração ao Dia Cervantino da Literatura Infantil e Juvenil, o instituto Cervantes realizará uma oficina gratuita para crianças de 7 a 10 anos com a doutora em arteterapia, Nidia Ramirez Lagar, no sábado, 2 de junho. A oficina Sensi-Sentidos, com duas horas de duração (9h às 11h), vai sensibilizar os pequenos para a convivência com crianças cegas na sala de aula, através de dinâmicas que estimulam os outros sentidos: audição, paladar, tato e olfato, combinadas com contação de histórias, movimento e humor.  

“A oficina começa com a contação da história: “El libro Negro de los Colores” (de Menena Cottin, ilustrado por Rosana Faria) e, com os olhos vendados, as crianças irão descobrindo as imagens do livro através do tato. Relacionarão as cores com seus sabores, odores, texturas, formas e tamanhos e vão criar metáforas novas, através de desenhos em relevo que poderão ser tocados”, explica Nidia.

O Dia Cervantino da Literatura Infantil e Juvenil se comemora na última quarta-feira do mês de maio. Este ano haverá atividades de 25 de maio a 02 de junho na sede do Instituto Cervantes em Madri, e em mais 33 centros no mundo, com o objetivo de fomentar o interesse de crianças e adolescentes pela leitura. Esta celebração está dentro do programa “Lobos y Dragones” que pretende difundir a literatura através dos escritores e também dos ilustradores, além de estimular o desenvolvimento de novos leitores.

A educadora espanhola Nidia Ramirez estará no Brasil este mês para a realização da oficina no Instituto Cervantes do Rio de Janeiro, dia 30 de maio, e de lá vem diretamente para o Cervantes de Recife.

Nidia faz parte do projeto espanhol Emocionarte, que tem como objetivo sensibilizar e trabalhar os valores da empatia de crianças que enxergam, pelo universo de crianças cegas. A metodologia dos sentidos, utilizada na oficina, se caracteriza por trabalhar com a emoção, as habilidades e qualidades dos participantes, experimentando os outros sentidos. Além de explorar as cores com o tato, paladar e olfato, os alunos serão apresentados ao alfabeto Braile e haverá entrega de brindes.

As vagas são limitadas. Os interessados em participar da oficina devem fazer a inscrição gratuita enviando um e-mail para: cultrec@cervantes.es, com o nome da criança, do responsável e um telefone para contato. O Instituto Cervantes fica na Av. Agamenon Magalhães, 4535, Derby. Maiores informações através do telefone: 3334 - 0450.

Serviço:
Oficina Sensi-Sentidos no Instituto Cervantes
Data: 02/06/2012 (sábado)
Hora: 9h às 11h (2 horas)
Lugar: Instituto Cervantes de Recife
Av. Agamenon Magalhães, 4535, Derby.



Nenhum comentário: