quinta-feira, 3 de junho de 2010

Xô olheiras!








Quem tem olheiras sabe o quanto incomodam. Deixam o rosto com aparência de cansada. Na hora da maquiagem é preciso ter atenção redobrada e usar produtos compatíveis com a cor da pele da região com olheiras, pois caso contrário o make usado para disfarçar pode piorar ainda mais a situação, acentuando o que de fato se deseja “esconder”.

É normal associar o aparecimento das olheiras ao estresse, cansaço, preocupações, alimentação desequilibrada, noites mal dormida, bebidas alcoólicas, TPM ou alterações hormonais. A lista para as causas das olheiras é grande e afeta mulheres e homens independentes da faixa de idade. O fato é que as terríveis bolsas que se formam ao redor dos olhos deixam qualquer ser humano com cara de urso panda. Isso, por que a pele da pálpebra inferior é muito fina e por conta disso conseguimos enxergar por transparência o acúmulo de melanina e vasinhos dessa região. “A fina pele abaixo dos olhos, localiza-se um tecido subcutâneo frouxo, onde estão espalhados pequenos vasos sangüíneos. O cansaço libera substâncias químicas que estimulam a vasodilatação. O resultado é um maior afluxo de sangue nessa área, formando-se, assim, uma espécie de sombra na pele. É a olheira”, explica o cirurgião plástico João Amorim, da Clínica de Cirurgia Plástica Perseu Lemos.

O incômodo que as olheiras provocam é enorme. O aspecto escurecido ou avermelhado das olheiras é provocado pelo depósito de melanina na região, dilatação dos vasos sanguíneos ou congestão vascular. “Existem também olheiras que se formam, quando a região abaixo dos olhos é mais funda que o normal, formando uma sombra, devido à formação óssea da pessoa e enfatizando os vasos ou o acúmulo de gordura, que marcam com o rosto de forma desarmônica”, diz o cirurgião plástico.


Prevenir sempre é a melhor maneira para evitar o aparecimento das olheiras. A fórmula exige alimentação balanceada, vida saudável, exercícios físicos, noites bem dormidas, fugir do consumo excessivo do álcool e claro uso de cosméticos com ativos despigmentantes e peelings clareadores. “Mas quando o estágio das olheiras está avançado é preciso tratar o problema de forma mais intensa que pode ser com preenchimentos e em alguns casos cirurgia plástica” alerta João Amorim.


Preenchimento - Para tratar olheiras crônicas uma das alternativas é optar por um preenchimento da área com ácido hialurônico, que é indicado para pessoas que têm a região abaixo dos olhos mais funda, o que ajuda a formar a sombra, devido à conformação óssea do local. O Cirurgião Plástico João Amorim explica que ao contrário do tratamento de rugas, onde o preenchimento é aplicado superficialmente, no caso das olheiras é preciso fazer uma aplicação bem mais profunda da substância para combater de forma eficaz. “Além de o ácido hialurônico preencher a região por ocupar volume, ele também estimula a produção de colágeno, melhorando a textura da pele do local. O efeito pode perdurar por até um ano, depois, a substância é reabsorvida pelo organismo e chega o momento de uma nova aplicação” diz o João Amorim. O efeito pode ser percebido de um a quatro dias, após a aplicação do ácido hialurônico, período necessário para que o inchaço regrida.


Carboxiterapia: A carboxiterapia tem se tornado eficiente para o tratamento das olheiras. Com a infiltração subcutânea de gás CO2 (dióxido de carbono), há um aumento das trocas de oxigênio no local que melhora a irrigação e nutrição celular, e também há o fato que o descolamento físico promovido pelo gás estimula a formação de novas fibras de colágeno, melhorando a flacidez da


Plástica para pôr fim às bolsas de gordura - A retirada das bolsas de gordura dos olhos, a blefaroplastia contribui também para o fim das olheiras. “A blefaroplastia não é indicado para casos em que a pessoa apresenta apenas a região abaixo dos olhos, escurecida. É preciso que a olheira seja caracterizada também pelo volume extra na região abaixo dos olhos”, explica Dr. João Amorim.

A blefaroplastia consiste em fazer uma pequena incisão na mucosa abaixo dos olhos, através da qual o cirurgião plástico retira as bolsas de gordura. Durante o pós-operatório, é preciso tomar alguns cuidados a recomendação é fazer compressas frias e evitar a exposição ao sol. “Os resultados podem ser percebidos logo após a dimunição do inchaço, o que costuma acontecer entre sete e 14 dias. Após a cirurgia, o paciente ganha um olhar rejuvenescido e livre das olheiras”, diz João Amorim.





SERVIÇO:


Dr. João Amorim.


Clínica Perseu Lemos.


Rua Lins Petit, nº. 289.


Ilha do Leite


Recife - PE


Fone: (081) 3222.2089.


www.joaoamorim.com.br



Nenhum comentário: