segunda-feira, 28 de junho de 2010

Combinação Perfeita

Compor um visual com a mistura de estampas pode ser considerado algo perigoso e arriscado. As mulheres que se arriscam fazer nas combinações usam antes de tudo o velho e bom senso e desfilam com looks super modernos e esteticamente harmoniosos. As diferentes estampas não entram em conflito, pelo contrário, se completam.

Os responsáveis pela disseminação dessa moda foram os hippies. Nos anos 60/70, embalados pelo ditado “paz e amor”, eles abusavam da união de estampas e do uso do patchwork (retalhos) em seus visuais para ressaltar o voto de pobreza do movimento. Marcada pelo exagero, a década de 80 também apresentou essa onda. Na época, a ousadia na estamparia não fazia parte de uma linguagem política e sim meramente estética. Era a fase do tudo pode.

Vem ano e passa ano e a moda volta; desta vez, toda reeditada. A tendência se desprendeu do que era usado nos anos 60, 70 e 80 e apresentou uma maneira inusitada de se usar a mistura de estampas. Agora, estilo e coerência prevalecem no look estampado.

Segundo a especialista em fashion business e proprietária da loja-conceito 11.16 Letícia Testa, na hora de se vestir, o que vale é pensar se a junção de diferentes estampas combinam com a individualidade e o gosto pessoal de cada um. “Para uma pessoa, estampa animal aliada a uma peça xadrez pode parecer um erro; mas sempre tem quem goste e consiga, dentro de certos valores estéticos, compor um visual que caia bem” diz.





Um vestido quadriculado ou xadrez vichy em preto e branco pode receber um colete com rendas em preto floral. A delicadeza da renda sob o forro cinza torna a mistura leve e adiciona uma outra estampa sem perder a graciosidade e o charme do visual. As mulheres românticas podem se sentir à vontade para aderir o look que une glamour e modernidade ao mesmo tempo.








Mulheres que gostam do universo do rock podem explorar o uso de uma peça xadrez, que está associada ao estilo grunge na moda, com um lenço estampado de caveiras. Para as peças não se conflitarem, a dica é que as cores estejam em harmonia. Neste caso, o xadrez do vestido apresenta um tom de cinza coerente à cor e ao estilo do acessório. Apesar de trazerem elementos diferentes, as peças se complementam sem rivalizar a atenção de ambas no look.




 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Para aquelas que tem medo de ousar, há a opção de fazer uma combinação mais discreta. Neste caso, o visual pode receber um toque especial de uma peça com um detalhe sutil de outra estampa. A manga dobrada do spencer azul marinho, por exemplo, faz aparecer as listras em azul, possibilitando uma composição de fácil assimilação com um vestido de estampas de mini-morcegos que tem as cores do casaco.



A 11.16 fica na Rua Dr. Emílio Ribas, 1058 – Cambuí e está aberta de segunda a sexta, das 10 às 20h e aos sábados das 10 às 18h. twitter: @onzedezesseis

Nenhum comentário: