quarta-feira, 2 de junho de 2010

25 ano de muita "Gréia"




Completar 25 de muita "gréia" é para poucos,principalmente,para um jornal que faz humor,sátira e crítica.Chegou a hora de entoar um parabéns para você e soprar as velinhas bem aos estilo do Papa_Figo:com muito humor!!!!Para comemorar o jubileu de prata o fundador e editor do semanário, Manoel Bione, reuniu em dois volumes, os primeiros 300 números do periódico, publicados de 1984 a 2009. O trabalho contou com colaboração do artista plástico Paulo Bruscky e seu lançamento acontece no próximo sábado (5), no Biruta Bar, reunindo os inúmeros fãs do humor rasgado do jornaleco, que não poupa ninguém das suas ferozes e debochadas críticas.

Com 370 páginas, o volume I traz do primeiro número do jornal ao de número 184, além de textos de apresentação de Bione e Brucky e depoimentos de grandes nomes do humorismo e do jornalismo nacional e local, como o humorista Falcão, o cartunista e escritor Nani e o jornalista José Mário Austregésilo. Já o volume II, com 340 páginas, reporta do exemplar de número 202 ao 300 e apresenta uma seleção de recortes de notas, de notícias, de reportagens e de fotos publicados na imprensa em todo País sobre o periódico.


O material ainda reserva mais surpresas para os leitores do jornal, que desde sua fundação tem o lema de “não receber dinheiro de ninguém para poder falar mal de todo mundo”. Além dos dois volumes, a caixa comemorativa dos 25 anos do “Papa” traz DVD com um documentário dirigido pelo ator e cinegrafista Sérgio Gusmão, com reportagem do próprio Bione. Nos depoimentos do cartunista Jaguar, do livreiro Tarcísio Pereira, o sociólogo Jomard Muniz de Brito, do jornalista e um dos fundadores do periódico, José Teles, entre outras personalidades, estão relatos de histórias e casos inusitados das “gréias” promovidas pelo semanário. A publicação de aniversário também conta com dez pôsteres assinados pelo chargista Miguel Falcão, que prometem fazer muita gente rir por retratar em seus desenhos encontros do boneco do Papa-Figo com celebridades e figurões da história mundial e brasileira. Entre eles, Hitler, Karl Marx, Fidel Castro, Charles Chaplin, Chacrinha, Woody Allen e Freud, além de personagens do cartum como o Amigo da Onça e o rato Sig, mascote do saudoso Pasquim.

A caixa da edição especialíssima é ilustrada por Miguel. Já as capas dos dois volumes foram criadas por Romildo Araújo Lima, o Ral, também fundador do jornal, e por Samuca. O layout de todas as capas é do designer Marcus ASBarr e o projeto gráfico do material é de Roberto Bandeira. A Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) é a responsável pela impressão dos 1.000 exemplares da coleção, que serão distribuídos pela Via Livros e, após o lançamento, serão encontrados no Biruta Bar, no Empório Sertanejo, na Bodega do Véio, nas bancas Globo e Jornal Magazine e demais anunciantes do jornal.



Sobre o Papa-Figo

Fundado na época da ditadura, no ano de 1984, por Manoel Bione, Ral e José Teles, o Papa-Figo é uma instituição sem fins lucrativos, que tem como proposta ser um jornal irreverente, de notícias non sense, mas com a linha ideológica dos donos. Por isso, adota o lema: “não receber o dinheiro de ninguém para poder falar mal de todo mundo”. Por meio do humor escrachado, o semanário, de duas páginas de tamanho A4, apareceu para colocar o dedo nas feridas do país.

Considerado um marco da imprensa alternativa do Estado, seu sucesso foi tão grande, que chegou a ser inserido no contexto do Pasquim no período de três anos. Com o fim do Pasquim e convidado pela editora Raiz, o periódico virou tablóide e passou a circular com oito páginas durante oito números. Nessa época, Ral e Teles saíram da edição, tornando-se colaboradores. Bione, então, assumiu sozinho o jornal. Passados poucos anos, o Papa-Figo ganhou programa na televisão, por convite da José Mário Austregésilo. Foi lançado o “Papa-Figo na TV”, na programação da TV Jornal. O programa, produzido por Bione em parceria com Sérgio Gusmão, consistia em filmetes de um minuto. Paralelamente, o “Papa” de papel continuava no velho formato A4 e com quatro páginas, como é até hoje. Além da versão impressa, desde o final de 2005 o Papa-Figo ganhou versão na internet. O Blog Papa-Figo (http://papa-figo.blog.uol.com.br/) em breve vai virar site com o novo endereço: www.papafigo.com.



Serviço:

Lançamento da edição comemorativa aos 25 anos do Papa-Figo

Data: 5 de junho (sábado)

Horário: A partir das 12h

Local: Biruta Bar

Rua Bem-Te-Vi, 15

Pina

 Recife-PE

Nenhum comentário: