sexta-feira, 19 de setembro de 2014

A loja ecológica PENSO, LOGO VISTO MODA! lançará coleção na Expotáxi Brasil




A PENSO, LOGO VISTO MODA! é uma loja ecológica, moderna e cheia de atitude. Criada pela advogada Adriana Amaral, tem como objetivo confeccionar roupas com tecidos ecológicos, cuja composição é de garrafas PET reaproveitadas, algodão reciclado e fibras orgânicas.

“Os tecidos produzidos com embalagens PET são os mesmos das roupas comuns de poliéster. A diferença está no fato de, ao invés de utilizar o Tereftalato de Etileno virgem, a indústria recicla o plástico das garrafas e o transforma em fibras de poliéster, evitando o acúmulo de resíduos no meio ambiente, que levam cerca de 400 anos para se decompor”, explica Adriana.

Além dos tecidos ecológicos, o algodão e demais fibras orgânicas são todos produzidos sem a utilização de agrotóxicos ou pesticidas. Portanto, não comprometem a saúde dos produtores rurais, nem dos animais, assim como não poluem as terras e rios.

“O algodão reciclado é produzido depois do recebimento do refugo de produção das indústrias têxtil (sobras, aparas e peças com defeito), onde se inicia o sistema de destruição da malha, que retorna a condição de fio. Em seguida, é feito o emparelhamento das fibras, que são transformadas em fios mais largos. Esses fios passam por um processo de estreitamento, chegando à espessura desejada. Este processo utiliza os mesmos equipamentos da tecelagem de algodão virgem. O fio de algodão recuperado revela no tecido os pontos brancos (neps) que dão uma característica de rusticidade à peça”, detalha Adriana Amaral.

Moda ecológica

O Greenpeace lançou a campanha Detox, exigindo moda livre de tóxicos e água limpa e, de acordo com seu site, vinte líderes da moda mundiais se comprometeram com a crescente campanha internacional. O comprometimento de grandes marcas (como Nike, Adidas Puma, C&A, Zara, Levi e Victoria Secret) indica um caminho cada vez mais promissor para o desenvolvimento de novas marcas com a preocupação ambiental. Nessa linha, a PENSO, LOGO VISTO MODA!, segue uma tendência precursora no mercado brasileiro que já possui algumas marcas com linhas ecológicas.

A loja física da PENSO, LOGO VISTO MODA! está situada em Realengo, bairro rodeado de instituições de Ensino Superior, como Universidade Estácio de Sá, Faculdades São José, Universidade Castelo Branco, Faculdades Integradas Simonsen e Universidade Cândido Mendes. Todas com disciplinas voltadas ao meio ambiente em sua grade, independente do curso, sendo possível sensibilizar os estudantes da importância de um consumo consciente, onde é possível "vestir sem destruir". Além da loja física, a PENSO, LOGO VISTO MODA! contará, em breve, com um e-commerce.


Nenhum comentário: