quinta-feira, 31 de julho de 2014

O charme e a sofisticação dos sousplats








Arrumar a mesa pode ser mais fácil do que você pensa. Utilizando alguns acessórios é possível usar a criatividade e pensar em sugestões elegantes e sofisticadas. Um dos itens que vem se destacando quando o assunto é decoração são os sousplats. Presente em refeições formais, eles são conhecidos desde o século XIX e passaram a ser difundidos somente após o ano de 1990, a fim de evitar que o comensal deixasse respingar nas toalhas de mesa parte do que estivesse comendo, evitando o embaraço. Na realidade, trata-se de um prato maior que o de refeição e que pode ser encontrado em diversos materiais como prata, metal, cristal, porcelana, palha, madeira ou plástico.

Altamente decorativos, eles concedem à mesa um toque de distinção e classe. Ele serve como base para os pratos, que serão substituídos ao longo das refeições. Dessa forma, a peça também cumpre uma das principais regras de etiqueta que é nunca deixar a mesa desguarnecida durante a troca de pratos, por exemplo, quando a entrada é substituída pelo prato principal. “Procure definir os sousplats mais adequados aos elementos que compõem a mesa. Tenha certeza de que os convidados vão reconhecer o detalhe que lhes foi oferecido na recepção”, comenta Ana Maria Pimenta, à frente da CasaTua Presentes. A empresária comenta que é possível apostar em duas sugestões. “Ou você opta em itens bem coloridos e ousados com louças lisas e poucos arranjos na mesa todos os dias ou faz exatamente o contrário, investindo em peças neutras e destacando acessórios e arranjos coloridos. Seja qual for a sua opção, lembre-se de garantir a alegria da mesa mesclando e equilibrando as cores”, pontua.
Angélica Marques, à frente da L'Amitié, disponível entre o hall de marcas da CasaTua, destaca que usando a criatividade, você poderá inventar vários modelos inovadores para se adequar à atmosfera da sua mesa. “Eles estão lá para criar um belo pano de fundo para uma mesa mais formal. Eles podem ser simples e elegantes ou chamativos, dramáticos e surpreendentes. A escolha seguirá o tipo de refeição que se pretende, almoço ou jantar, e o grau de formalidade a ser definido no evento”, afirma Agélica. Mas, atenção: os sousplats apenas devem ser usados em refeições completas, que incluam entrada, prato principal e sobremesa. Já as sobremesas nunca devem ser servidas sobre eles, devendo ser retirado antes. 







Nenhum comentário: