segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Fisioterapia Preventiva Proporciona mais Qualidade de Vida




Cuidar da saúde está em alta. Estudos comprovam que a prática de exercícios físicos, alimentação balanceada e check-up pelo menos uma vez ao ano, reduzem os índices de cirurgias e afastamento do trabalho. De acordo com os profissionais da área de saúde a prevenção é a receita para quem deseja viver com mais qualidade de vida.

A Fisioterapia Preventiva reúne um conjunto de procedimentos fisioterápicos que ajudam a controlar sintomas como insônia, ansiedade, depressão, dores articulares e musculares, que podem causar de uma simples irritação a mais profunda depressão. Além de possibilitar maior flexibilidade do corpo, coordenação, concentração, melhoria de postura, relaxamento muscular, diminuição de tensão e melhora a auto-estima. O Fisioterapeuta Gustavo Oliveira explica que a Fisioterapia Preventiva pode ser aplicada nas mais variadas faixas etárias e proporciona uma maior consciente corporal, mantém a musculatura em equilíbrio e ensina ao indivíduo a realizar posturas e movimentos adequados.

É nesse momento que entra a prevenção por meio das terapias manuais como a Osteopatia, Acupuntura e a Reeducação Postural Global (RPG). Com a Osteopatia é possível tratar pessoas que trabalham sentadas ou em pé o dia inteiro, pois a técnica proporciona melhor movimentação nos músculos e articulações, evitando possíveis doenças. A Osteopatia é composta de diversas técnicas que objetivam proporcionar o alinhamento de articulações e vértebras, livrando o corpo de suas tensões e aprisionamentos





Por tratar o indivíduo como um todo a Acupuntura (foto)  tem como objetivo a prevenção, promoção e recuperação da saúde, através do equilíbrio energético. A técnica consiste na introdução de agulhas em pontos específicos do corpo.



A Reeducação Postural Global (RPG) tem como princípio a individualidade, já que cada organismo responde de forma diferente às alterações posturais sofridas nas atividades do dia-a-dia. A RPG tem uma abordagem corretivo-preventiva, isto é, não trata apenas os sintomas, mas sim a causa do problema. É indica para quem deseja encontrar uma harmonia corporal como forma de prevenção.


Durante a prevenção o fisioterapeuta desenvolve trabalhos com os músculos responsáveis pela nossa posição ereta e com os músculos responsáveis por todos os nossos movimentos ,por meio de posturas que alongam, reeducam e equilibram as cadeias musculares de uma forma global, contribuindo para resultados mais efetivos. As posturas são realizadas associadas sempre a um trabalho respiratório, respeitando os limites de cada paciente.




Benefícios da fisioterapia




 Equilíbrio Corporal


Reduzir a tensão na musculatura deixando-a mais relaxada


Relaxar o corpo e a mente


Proporcionar elasticidade à musculatura deixando o corpo mais flexível e solto


Prevenir lesões musculares


Prevenção das doenças respiratórias


Ativar a circulação


Aliviar dores crônicas


Prevenir insônia, depressão, ansiedade e Tensão Pré-Menstrual (TPM)



Serviço


Gustavo Oliveira


Fisioterapia - Osteopatia-RPG-Acupuntura


Rua do Sossego, 683

Boa Vista


Recife-PE


Fones: (81) 3231-3756

http://www.gustavooliveirafisio.com.br/

Um comentário:

HepatitesMS disse...

Olá,

A Hepatite B é uma doença silenciosa que, em sua forma crônica, atinge mais de dois milhões de brasileiros. Apesar de ser uma doença comum, nem todos conhecem as formas de transmissão ou prevenção, como a vacina, que está disponível nos postos de saúde. Para diminuir os riscos e consequências da Hepatite B, precisamos reforçar a divulgação das informações básicas. Por isso, contamos com sua ajuda. Entre em contato para receber todo o material da campanha!
Ministério da Saúde.
comunicacao@saude.gov.br
hepatitesms@gmail.com