segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Fisioterapia Preventiva Proporciona mais Qualidade de Vida




Cuidar da saúde está em alta. Estudos comprovam que a prática de exercícios físicos, alimentação balanceada e check-up pelo menos uma vez ao ano, reduzem os índices de cirurgias e afastamento do trabalho. De acordo com os profissionais da área de saúde a prevenção é a receita para quem deseja viver com mais qualidade de vida.

A Fisioterapia Preventiva reúne um conjunto de procedimentos fisioterápicos que ajudam a controlar sintomas como insônia, ansiedade, depressão, dores articulares e musculares, que podem causar de uma simples irritação a mais profunda depressão. Além de possibilitar maior flexibilidade do corpo, coordenação, concentração, melhoria de postura, relaxamento muscular, diminuição de tensão e melhora a auto-estima. O Fisioterapeuta Gustavo Oliveira explica que a Fisioterapia Preventiva pode ser aplicada nas mais variadas faixas etárias e proporciona uma maior consciente corporal, mantém a musculatura em equilíbrio e ensina ao indivíduo a realizar posturas e movimentos adequados.

É nesse momento que entra a prevenção por meio das terapias manuais como a Osteopatia, Acupuntura e a Reeducação Postural Global (RPG). Com a Osteopatia é possível tratar pessoas que trabalham sentadas ou em pé o dia inteiro, pois a técnica proporciona melhor movimentação nos músculos e articulações, evitando possíveis doenças. A Osteopatia é composta de diversas técnicas que objetivam proporcionar o alinhamento de articulações e vértebras, livrando o corpo de suas tensões e aprisionamentos





Por tratar o indivíduo como um todo a Acupuntura (foto)  tem como objetivo a prevenção, promoção e recuperação da saúde, através do equilíbrio energético. A técnica consiste na introdução de agulhas em pontos específicos do corpo.



A Reeducação Postural Global (RPG) tem como princípio a individualidade, já que cada organismo responde de forma diferente às alterações posturais sofridas nas atividades do dia-a-dia. A RPG tem uma abordagem corretivo-preventiva, isto é, não trata apenas os sintomas, mas sim a causa do problema. É indica para quem deseja encontrar uma harmonia corporal como forma de prevenção.


Durante a prevenção o fisioterapeuta desenvolve trabalhos com os músculos responsáveis pela nossa posição ereta e com os músculos responsáveis por todos os nossos movimentos ,por meio de posturas que alongam, reeducam e equilibram as cadeias musculares de uma forma global, contribuindo para resultados mais efetivos. As posturas são realizadas associadas sempre a um trabalho respiratório, respeitando os limites de cada paciente.




Benefícios da fisioterapia




 Equilíbrio Corporal


Reduzir a tensão na musculatura deixando-a mais relaxada


Relaxar o corpo e a mente


Proporcionar elasticidade à musculatura deixando o corpo mais flexível e solto


Prevenir lesões musculares


Prevenção das doenças respiratórias


Ativar a circulação


Aliviar dores crônicas


Prevenir insônia, depressão, ansiedade e Tensão Pré-Menstrual (TPM)



Serviço


Gustavo Oliveira


Fisioterapia - Osteopatia-RPG-Acupuntura


Rua do Sossego, 683

Boa Vista


Recife-PE


Fones: (81) 3231-3756

http://www.gustavooliveirafisio.com.br/

Nenhum comentário: