sexta-feira, 28 de agosto de 2009

McDia Feliz 2009: meta é arrecadar R$ 12 milhões


Em Pernambuco, doação da campanha beneficia, pela primeira vez,
duas instituições: Nacc e Icia
Amanhã (dia 29), em todos os restaurantes do McDonald’s, o McDia Feliz 2009. Trata-se da maior campanha do país em prol das crianças e adolescentes com câncer. Este ano a meta é arrecadar mais de R$ 12 milhões com a venda de sanduíches Big Mac em todos os 565 restaurantes McDonald’s brasileiros, um crescimento de 4% em relação ao ano anterior. A campanha vai envolver mais de 65 mil pessoas, entre funcionários, fornecedores, franqueados e voluntários. Ao todo, 73 projetos de 57 instituições em todo o Brasil serão beneficiados.



Em Pernambuco, os recursos arrecadados na cidade de Caruaru serão destinados ao Instituto de Câncer Infantil do Agreste (Icia). As atrações já estão sendo definidas e as atividades acontecerão durante todo o dia. Já o valor das vendas dos restaurantes do Recife será empregado na execução de projetos do Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (Nacc). Para o McDia Feliz, o Nacc confirma a presença dos cantores Silvério Pessoa, Cristina Amaral, Gabriel Sá, Patusco, além de agenda com atividades infantis, como contação de histórias e pinturas.



Em 2008, o McDia Feliz arrecadou R$ 11.524.268,99 com a venda de aproximadamente 1,5 milhão de sanduíches Big Mac. Desde a primeira edição do McDia Feliz, em 1988, já foram arrecadados mais de R$ 90 milhões. “Atingida a meta de 2009, a campanha superará a marca de R$ 100 milhões em doações realizadas. Todo este valor já possibilitou mais de 300 construções e reformas de hospitais e alas dedicadas à criança e ao adolescente com câncer, mais de 120 construções e reformas de ambulatórios de quimioterapia, e foram adquiridos cerca de 100 veículos e equipamentos para tratamento, entre outros projetos que beneficiam a cada ano mais de 30 mil crianças e familiares atendidos nas instituições participantes”, comemora Francisco Neves, superintendente do Instituto Ronald McDonald.


“Promovemos o McDia Feliz no Brasil há mais de 20 anos. Além de proporcionar fundos para que as instituições beneficiadas possam oferecer um tratamento de qualidade às crianças, a campanha tem o objetivo de incentivar o diagnóstico do câncer cada vez mais cedo, o que faz com que as chances de cura possam superar os 70%”, ressalta Flávia Vigio, Vice-Presidente de Comunicação da Arcos Dourados, empresa que gerencia os restaurantes McDonald’s na América Latina.



A campanha do McDia Feliz 2009 tem um rosto diferente: a menina Caroline Valença Medeiros, de 11 anos, é a grande estrela. Caroline foi tratada em São Paulo, no GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), uma das 100 instituições já beneficiadas pelo Instituto Ronald McDonald, coordenador nacional do McDia Feliz. Ela está curada de um câncer no sistema nervoso central e foi escolhida como símbolo das crianças já salvas com as doações da campanha, para enfatizar que se há 30 anos, a chance de cura era de 15% em média, atualmente ela pode chegar a 85%, quando a doença é diagnosticada precocemente e tratada adequadamente.



A venda dos tíquetes antecipados de sanduíches Big Mac para o McDia Feliz ainda está em andamento. Os interessados em adquiri-los e também quem quiser se tornar voluntário da campanha devem entrar em contato com as instituições beneficiadas, indicadas no site
www.instituto-ronald.org.br.


Sobre o ICIA

O Instituto do Câncer Infantil do Agreste (Icia) é uma instituição sem fins lucrativos, que surgiu em setembro de 2003 com o objetivo de ajudar crianças durante o tratamento do câncer. Durante sua atuação, a organização já atendeu mais de 50 crianças e, com o recurso adquirido com as vendas dos Big Mac durante o McDia Feliz, o Icia construirá Casa de Apoio.




Sobre o NACC


O Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (Nacc) foi criado em 1985 com o objetivo de oferecer apoio a crianças e adolescentes diagnosticadas. Através de doações e parcerias, o Núcleo oferece hospedagem, transporte para o hospital, alimentação, fisioterapia, fonoaudiologia, odontologia, além de programa de reabilitação para pacientes amputados. Com a renda, o Nacc fará a aquisição de novo veículo, melhorias na Casa de Apoio e modernização do consultório odontológico.



Sobre o Instituto Ronald McDonald


O Instituto Ronald McDonald é uma instituição sem fins lucrativos que promove e apóia ações em prol de crianças e adolescentes com câncer. O principal objetivo do Instituto é aumentar o índice de cura do câncer infanto-juvenil e sua maior fonte de arrecadação para essa finalidade é o McDia Feliz. O Instituto coordena a campanha e a verba arrecadada, repassando as doações para projetos apresentados por instituições beneficentes de todo o país que cuidam de crianças e adolescentes com câncer. Os projetos são selecionados e aprovados pelo Conselho Científico do Instituto, formado por alguns dos maiores oncologistas do país, entre eles o Diretor-Geral do Instituto Nacional de Câncer. Desde a primeira edição do McDia Feliz, já foram doados mais de R$ 90 milhões de reais para o combate ao câncer infanto-juvenil, que atualmente apresenta taxas de cura superiores a 85% quando a doença é diagnosticada precocemente.




Sobre o McDonald’s



O McDonald's é líder no segmento de alimentação fora de casa e conta com 569 restaurantes e 57 McCafé no Brasil. Há 30 anos atuando no país, a rede está presente em 138 cidades, localizadas em 22 estados e no Distrito Federal. Em 2008, a empresa registrou um faturamento de R$ 3,3 bilhões, um crescimento de 22% em relação ao ano anterior, atendendo 1,6 milhão de clientes por dia. Esses números garantiram à empresa a oitava posição em vendas no ranking de países da corporação. O McDonald's é um dos maiores empregadores privados do Brasil, com mais de 48 mil funcionários e uma das empresas que oferece o maior número de oportunidades de primeiro emprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário