A primeira vez que comi Vaca Atolada foi na casa de uma amigo sertanejo que cozinha muito bem.Achei o nome meio esquisito,mas o sabor é simplemente maravilhoso.Ainda sinto o sabor!!!!Quando recebi essa sugestão de receita do Chef Dyogo Prado – Professor do curso de Chef de Cuisine - Restaurater do Centro Europeu,em Curitiba claro que fiquei super tentada em fazer.O Chef Dyogo Prada sugere uma Releitura da Vaca Atolada ( costela cozida a baixa temperatura com blini de mandioca, cebola caramelizada e roti de carne e banana chips).
Ingredientes
2kg de costela
2 cebolas
100g manteiga
Para o caldo
500g de músculo
1 cebola
1 cenoura
1 talo de salsão
1 alho poró
Para o blini
300g de mandioca branca
300g de batata Asterix
50g mateiga
Para decoração
1 banana da terra verde
Sal e pimenta
Receita
Em uma panela doure o músculo cortado em cubos de 3 cm, adicione 3L de água e os legumes cortados em dados pequenos e deixe cozinhar em fogo baixo por uma hora e meia, reserve.Tempere a costela com sal e pimenta, doure-a e adicione o caldo fervendo e deixe cozinhar por aproximadamente 2h ou até que fique macia a pondo de desfiar, depois de cozida desfie separando somente a carne e desprezando a gordura. Em uma frigideira com a manteiga adicione a cebola cortada em tiras(juliene) deixe em fogo baixo até caramelizar, acrescente a costela já desfiada e reserve.
Separe a gordura do caldo em que foi cozido a costela, deixe no fogo para reduzir e encorpar, se necessário engrosse com um pouco de amido de milho diluído em vinho tinto , tempere com sal e pimenta.
Para o blini de mandioca, cozinhe a batata e a mandioca até estarem a ponto de purê, esprema, misture a manteiga e tempere com sal e pimenta e frite em um frigideira pequena com manteiga .
Para decorar o prato corte a banana da terra em laminas finas, 0.5 cm, frite e tempere com sal
Montagem : faça um espelho com o molho no centro do prato, coloque o blini sobre ele a costela e por fim a banana.
DICA DO CHEF: É importante na hora de fazer o caldo sempre retirar as impurezas para que o caldo sempre fique límpido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário