A gravidez é um dos momentos mais pleno que uma mulher pode viver ao longo da vida. A espera pelo nascimento da criança, durante os noves meses, faz com que o corpo da futura mamãe passe por inúmeras transformações até o momento do parto. Algumas dessas mudanças são maravilhosas já outras causam certos incômodos. Entre os tais incômodos estão às inevitáveis dores nas costas. Esta é uma das reclamações mais comuns da gestação
Estima-se que entre 50-80% das mulheres grávidas, o aparecimento de algum tipo de dor lombar é inevitável. “As dores nas costas durante a gravidez normalmente começam a aparecer no período entre o quinto e o sétimo mês de gestação, porém tem mulheres que manifestam os incômodos a partir da oitava semana.
Porém, mulheres que já apresentam histórico de dor nas costas antes de engravidar são candidatas com maior de risco para sofrer com dores na lombar”, explica o Fisioterapeuta Gustavo Oliveira especialista em Osteopatia,RPG e Acunpuntura.
De acordo com o Fisioterapeuta Gustavo Oliveira os hormônios como a relaxina e os estrógenos causam uma frouxidão nos ligamentos da coluna e da bacia. O crescimento do feto e aumento do útero provocam aumento do peso e em consequência vem o desequilíbrio no corpo da mulher. Inicialmente o peso fica todo concentrado na barriga e os músculos abdominais vão perdendo o seu tônus isso acarreta um sobrepeso na lordose lombar mais sobrecarga na parte inferior da coluna. ”O ideal seria preparar a musculatura para receber a gestação, mas como na maioria das vezes a gravidez não é planejada o importante é que a gestante faça sessões de fisioterapia para fortalecer toda essa região afetada pelo peso e ganhar tônus muscular para ficar mais preparada para hora do parto. Sessões de RPG ajudam no fortalecimento das estruturas musculares que sustentam o peso e acima de tudo manter a postura em de forma correta” diz o fisioterapeuta Gustavo Oliveira.
Normalmente três tipos de dores acompanham as mulheres durante a gestação: a dor lombar, a dor pélvica posterior (Sacro-Íliaca) e a dor noturna. A dor lombar fica localizada na região inferior da coluna e geralmente irradia para as pernas causando contratura da musculatura ao longo da coluna. ”As dores pioram caso a gestante fique muito tempo em pé ou sentada. Levantar a cada hora para andar um pouco é fundamental. Ao sentar as costas devem ficar bem apoiadas e o solado dos pés em contato com chão” ensina Gustavo Oliveira. A dor pélvica acomete a articulação entre o sacro (final da coluna que se alarga) e a bacia, chamada de articulação sacro-ilíaca e atinge 20% das mulheres. A dor estende-se para os glúteos e região posterior da coxa, não ultrapassando o joelho. É o tipo de dor não desaparece com o repouso e geralmente persiste por certo tempo mesmo após o nascimento da criança. Já a dor noturna afeta as grávidas durante a noite quando deitam. É resultado da fadiga muscular sofrida ao longo do dia. ”Uma boa dica é dormir com um travesseiro entre as pernas se torna uma prevenção contra a dor” fala o fisioterapeuta.
Cuidados Especiais
• Quando estiver muito cansada, eleve as pernas com o auxílio de uma cadeira ou almofada. Isso facilita a circulação sanguínea já que nesta fase há uma elevação do volume de sangue de 40% a 50%.
• Cuidar da postura com orientação de um fisioterapeuta
• Sessões de RPG para fortalecimento da musculatura e postura correta
• Sessões de Acupuntura
• Tomar cuidado com o sobrepeso/obesidade;
• Fazer alongamentos com orientação de um Fisioterapeuta;
• Dormir bem, utilizando o travesseiro ou rolo nos joelhos;
• Evitar salto alto;
• Evitar ficar muito tempo sentada ou em pé;
• Usar uma pequena almofada nas costas ao sentar;
Serviço:
Gustavo Oliveira
Fisioterapia - Osteopatia-RPG-Acupuntura
Rua do Sossego, 683
Boa Vista
Recife-PE
Fones: (81) 3231-3756
www.gustavooliveirafisio.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário