terça-feira, 22 de junho de 2010

Nestlé inagura primeiro supermercado flutuante no Norte do País




Só quem realmente mora em lugares distantes sabe o quanto é complicado ter acesso a determinados produtos.Pensando na população ribeirinha da Amazônia a Nestlé Brasil lança o primeiro supermercado flutuante. Batizado de Nestlé Até Você a Bordo, o barco iniciará as operações em 1º de julho. Sairá do porto de Belém, percorrerá 18 municípios* que compõem a região da Ilha de Marajó até a cidade de Almeirim, já na região do Baixo Amazonas, e retornará a Belém. Todo o percurso será feito em torno de 18 dias e a embarcação permanecerá um dia em cada cidade. A estimativa é atender um público de 800 mil pessoas/mês, ampliando a presença das marcas da Nestlé nos lares brasileiros.

De acordo com Ivan Zurita, presidente da Nestlé Brasil, a idéia é chegar aonde o cliente está,já que à população da Amazônia tem os rios como ruas e avenidas. "Trata-se de um projeto alinhado ao nosso conceito de Regionalização, baseado nos diferentes perfis dos consumidores. Tratamos cada região como uma área diferente”explica Ivan Zurita.Estabelecida pela companhia desde 2003, a unidade de Regionalização desenvolve ações, programas e produtos específicos para cada região do país, a fim de atender aos diferentes perfis e necessidades de seus consumidores.

Nestlé Até Você a Bordo foi concebido como mais um projeto para se chegar a regiões remotas e de baixa renda assim como o sistema de venda porta-a-porta da empresa, que atualmente conta com mais de 7,5 mil revendedores e 220 microdistribuidores em 15 Estados do país. Com o supermercado flutuante, a Nestlé visa desenvolver mais um canal de comercialização que oferece acesso à Nutrição, Saúde e Bem-Estar a comunidades remotas da Região Norte.

A cada aporte o barco disponibilizará para a população um mercado com as diversas linhas de produtos Nestlé – mais de 300 itens – e uma estrutura completa com equipe de vendas, estoque e gerência de operação. O supermercado flutuante, além de atender prioritariamente a população ribeirinha, também será o canal entre a empresa, os microdistribuidores e as revendedoras porta-a-porta que terão o barco como referência do negócio e abastecimento dos produtos.

Para que seja reconhecida durante todo o trajeto, a embarcação possui a identidade visual da Nestlé e conta com acesso para pessoas com necessidades especiais e idosos. Onze pessoas, entre funcionários do supermercado e tripulantes, trabalharão diretamente no barco de 27,5 metros de comprimento, que conta com três áreas de estoque, além do espaço da loja de 100 m².

Por meio do novo meio de vendas, a Nestlé busca aumentar as oportunidades de negócio e compartilhar valor com a sociedade, proporcionando renda incremental e inclusão social com a geração de empregos. É também um canal para estreitar ainda mais o relacionamento com os consumidores das classes C, D e E.

Plataforma estratégica para o crescimento do Grupo Nestlé, o desenvolvimento de negócios voltados aos consumidores de baixa renda – estimado em mais de 2,8 bilhões de pessoas no mundo com rendimentos inferiores a US$ 10,00/dia – vem crescendo com foco na criação de produtos com alta qualidade nutricional e preços acessíveis. No Brasil, a área obteve crescimento de 27% em 2009 com R$ 1,2 bilhão em vendas.



Nestlé Até Você – sistema de vendas porta-a-porta

O sistema de vendas porta-a-porta da Nestlé já possui mais de 7,5 mil revendedores distribuídos pelo país e 220 microdistribuidores. Com este modelo, 3,2 milhões de lares serão visitados neste ano. Iniciado em 2006 na cidade de São Paulo, o sistema prevê microdistribuidores em bairros carentes que recrutam mulheres das próprias comunidades para trabalhar com a venda de produtos Nestlé. Com a atividade, as mulheres obtêm renda complementar ao orçamento familiar, tornando-se, em alguns casos, a principal fonte de recursos para a família.

A Nestlé se encarrega de orientar e treinar as vendedoras, abastecer os microdistribuidores, preparar programas de incentivo e de fidelização, catálogos de venda e outras atividades de suporte. Um dos principais treinamentos oferecido aos revendedores autônomos explica conceitos de Nutrição, Saúde e Bem-Estar para que todos conheçam, por exemplo, a função dos alimentos e até a maneira adequada de ler o rótulo dos produtos. Além disso, no treinamento comercial, os revendedores obtêm informações sobre venda, abordagem do cliente, como conquistar novos consumidores, postura, entre outros itens.

* Municípios previstos: Barcarena, Soure, Salvaterra, Cachoeira do Arari, Ponte das Pedras, Muaná, Limoeiro do Ajuru, São Sebastião da Boa Vista, Curralinho, Oeiras do Pará, Bagre, Breves, Melgaço, Portel, Gurupá, Porto de Moz, Almerim e Santarem.










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