A banda espanhola Ojos de Brujo está entre as atrações do Rec-Beat 2010
Completando 15 anos de vida, promovendo uma verdadeira festa entre os mais diversos gêneros musicais, o festival Rec-Beat consolida suas conexões com a música ibero-americana e apresenta ao grande público a nova música pernambucana. Em uma grade de programação que contempla tanto atrações internacionais quanto as revelações nacionais, o Rec-Beat se caracteriza, acima de tudo, pela coragem de ousar.
Realizado no palco do Pólo Mangue, no Cais da Alfândega, no Recife Antigo, entre o Sábado de Zé Pereira (13/02) e a Terça-Feira Gorda (16/02), o Rec-Beat se mescla ao Carnaval Multicultural do Recife e dá uma opção a mais de variedade aos foliões. Blues, Ragga, Música Flamenca, Surf-Music, Coco, Rock’n’Roll, Samba, Cumbia, Dancehall, Música Eletrônica e até TecnoBrega estão na programação do evento neste ano.
Novidades – Das 20 atrações que se apresentam no palco do Rec-Beat 2010, 15 são inéditas no festival e cinco delas fazem show pela primeira vez no Recife. São estas novidades que mantém o festival sempre arejado e aberto a nomes que dificilmente se apresentariam nos palcos locais e ainda mais em um momento tão especial como o Carnaval do Recife.
Como novos destaques da cena local, o Rec-Beat convidou os grupos Volver, Zé Manoel, A Banda de Joseph Tourton e Diversitrônica, que fazem companhia na programação a artistas locais mais experientes como o Mestre Galo Preto e a Orquestra Original Olinda Style, projeto em conjunto da Eddie com a Orquestra Contemporânea de Olinda.
Internacional – Nesta edição, o Rec-Beat dá mais uma vez a oportunidade do público local apreciar o trabalho de artistas que vem de países vizinhos e que compartilham de nossas raízes ibero-americanas. São eles: Puerto Candelaria, um dos grupos de jazz mais representativos da Colômbia; Ojos de Brujo, banda de Barcelona que mescla a cultura flamenca com outros ritmos musicais; e Cabezas de Cera, trio instrumental mexicano que incorpora a cultura de seu país com rock, jazz e improvisações. Completando o time de atrações internacionais estão o bluesman Magic Slim (EUA) e o duo eletrônico-industrial Madensuyu (Bélgica).
Destaques nacionais – O festival ainda foi bastante feliz em trazer para o Recife durante o carnaval o show de dois artistas bastante elogiados por seus trabalhos lançados em 2009. Lucas Santtana, que gravou no ano passado o disco “Sem Nostalgia”,foi citado até pelos críticos do Chicago Reader como um dos melhores artistas brasileiros do ano. Cidadão Instigado, presente na maioria das listas de melhores discos de 2009, viu “Uhuuu!” ser aclamado pelos críticos e bem recebido pelo público com suas canções mais ensolaradas e cativantes.
Stela Campos e seu “french-rock-robótico sessentista” volta ao Recife após um bom tempo ausente da cidade, mas com uma boa bagagem musical, tendo lançado em 2009 o elogiado disco “Mustang Bar”. Quem também retorna ao Recife para se apresentar desta vez no palco do Rec-Beat é o rapper mineiro Renegado, que alia suas letras de cunho social com uma boa leva de ragga e dancehall.
Vindos do Norte do país, Gabi Amarantos e a banda Caldo de Piaba mostram ao público as influências que a guitarrada, o carimbó, o brega e os ritmos caribenhos estão tendo na música atual. Caldo de Piaba, revelação em diversos festivais independentes, vem do Acre e fazem um som instrumental que combina a guitarrada do Pará com ska, samba rock e Beatles. Já Gabi Amarantos é uma espécie de diva do TecnoBrega paraense. Ao lado do grupo Tecno Show, ela já se apresentou por quase todo o país e é uma das expoentes deste ritmo que começa a conquistar o Brasil.
E que como já acontece há algum tempo, o Rec-Beat convida um novo DJ para animar o público durante os intervalos dos shows. Para esta 15ª edição, o festival chamou o DJ Patrick Tor4, que em suas andanças pelo país, acumulou informações musicais de cada região, trazendo um set bem variado com afrobeat, samba, fanfarras do leste europeu e latinidades.
RecBitinho – A companhia Circo in Bottiglia, formada por pernambucanos e italianos que se conheceram na cidade de Petritoli, no interiorda Itália, traz ao Rec-Beat o espetáculo Il Trasporto Umano. O espetáculo será apresentado no RecBitinho, versão mirim do festival, que acontece no final da tarde da segunda-feira de carnaval. Il Trasporto Umano é livremente inspirado no romance “Alice no Pais das Maravilhas” de Lewis Carrol, no que diz respeito a estrutura comunicativa utilizada, através de números de mágica, dança e musicais com a presença de clowns e um Mágico que persegue o segredo do “Transporte Humano”.
REC-BEAT 2010 – 15 ANOS
Discotecagem: DJ Patrick Tor4 (nos intervalos dos shows)
VJ: Milena Sá
Local: Cais da Alfândega – Recife Antigo (Recife/PE)
Datas: De 13 a 16 de fevereiro de 2010
Aberto ao público – Capacidade para 30 mil pessoas
Mais informações: http://www.recbeat.com/
Domingo- Volver comanda a noite do segundo dia do Rec-Beat 2010
PROGRAMAÇÃO RECBEAT 2010
SÁBADO – 13/02/2010
00h30 Puerto Candelária (Colômbia)
23h10 Lucas Santtana (BA)
22h00 Renegado (MG)
21h00 Zé Manoel (PE)
20h00 Radistae (PE)
DOMINGO – 14/02/2010
00h30 Gabi Amarantos (PA)
23h10 (EM BRANCO)
22h00 Magic Slim (EUA)
21h00 Volver (PE)
20h00 A Banda de Joseph Tourton (PE)
SEGUNDA – 15/02/2010
00h30 Ojos de Brujo (Espanha)
23h10 (EM BRANCO)
22h00 Madensuyu (Bélgica)
21h00 Stela Campos (SP)
20h00 Diversitrônica (PE)
*Recbitinho: Circo In Bottiglia : Il Transporto Umano
TERÇA – 16/02/2010
00h30 Original Olinda Style – Eddie + Orquestra Contemporânea de Olinda (PE)
23h10 Cabezas de Cera (México)
22h00 Cidadão Instigado (CE)
21h00 Caldo de Piaba (AC)
20h00 Mestre Galo Preto (PE)
Serviço:
REC-BEAT 2010 – 15 ANOS
Discotecagem: DJ Patrick Tor4 (nos intervalos dos shows)
VJ: Milena Sá
Local: Cais da Alfândega –
Recife Antigo
Recife-PE
Datas: De 13 a 16 de fevereiro de 2010
Aberto ao público – Capacidade para 30 mil pessoas
www.recbeat.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário