A guerra no mercado das cervejas é cada vez mais acirrada. As marcas lançam novidades com o objetivo de fidelizar e conquistas clientes.Quem chega trazendo novidades é Antarctica que promete movimentar a categoria pilsen com o lançamento de Antarctica Sub Zero. O diferencial do lançamento é a combinação de um líquido especialmente elaborado para ser mais suave e refrescante.
Para ser produzida, Antarctica Sub Zero passa por um sistema de dupla filtragem a frio, realizada a uma temperatura de -2° Celsius. Durante o procedimento, a linha de produção fica coberta por uma fina camada de gelo e a cerveja chega quase a congelar. O líquido resultante tem como principais características o sabor e texturas suaves, o amargor menos marcante e refrescância acentuada.
“Verificamos, por meio de pesquisas realizadas mensalmente com mais de 2,5 mil consumidores de todo o Brasil, que refrescância e suavidade são as características mais valiosas de uma cerveja. A constatação, aliada ao fato de que Pilsen é o tipo de cerveja mais consumida no Brasil e no mundo, resultou no lançamento da Antarctica Sub Zero. Queremos oferecer aos apreciadores de cerveja uma experiência de consumo diferenciada nesta categoria”, adianta Stella Brant, gerente de marketing de Antarctica.
Agregar tecnologia ao processo de fazer cerveja foi possível devido ao intercâmbio de informações entre a AmBev e a AB InBev. A equipe de mestres-cervejeiros liderada por Luciano Horn, que assina o desenvolvimento do produto, passou cerca de um ano e meio trocando informações com equipes instaladas em diferentes partes do mundo. Horn visitou fábricas na Europa para conhecer melhor as tecnologias disponíveis e, depois de muito estudo, pesquisa de campo e testes foi possível chegar ao produto final: um líquido suave e muito refrescante.
“O desenvolvimento de Antarctica Sub Zero foi feito em duas etapas. Primeiro trabalhamos para achar a composição ideal dos principais ingredientes da cerveja, o malte e o lúpulo, que resultasse em um líquido suave e refrescante. Depois, focamos na implementação da tecnologia de dupla filtragem a -2ºC”, revela Luciano Horn. O mestre-cervejeiro explica que essa temperatura muito baixa auxilia na aglomeração das partículas formadas durante a fermentação e a dupla filtragem possibilita a retirada destas partículas. “A composição combinada à moderna tecnologia de produção resultam em um líquido com sabor e textura suaves, amargor menos acentuado e extremamente refrescante”, completa ele.
“Neste ano, a AmBev está trabalhando com duas principais frentes: rentabilidade e inovação. Em 2008, as inovações no segmento mainstream estiveram focadas no desenvolvimento de embalagens e consideramos que é o momento de apresentar uma inovação de líquido para o consumidor de cervejas pilsen, a maior inovação da AmBev este ano”, complementa Carlos Lisboa, diretor de marketing da AmBev.
Para Marcel Marcondes, gerente corporativo de marketing de Antarctica, o novo produto foi especialmente desenvolvido para estar inteiramente alinhado com o posicionamento da marca e para complementar o seu portfólio. “Antarctica tem em seu DNA o conceito de refrescância. O nome, a cor azul, os pinguins do logotipo, todas as referências da marca remetem à sensação de frescor. O conceito está até mesmo na origem da marca, que nasceu como uma fábrica de gelo. Portanto, Antarctica Sub Zero une a tradição cervejeira de Antarctica com os atributos de sabor que privilegiam esta percepção de refrescância”, afirma Marcel.
O consumidor poderá encontrar Antarctica Sub Zero em bares e supermercados dos estados de São Paulo e Minas Gerais a partir de julho.