quarta-feira, 8 de julho de 2009

Livro: Lições de vida de um cão chamado Lava



Acaba de chegar às livrarias Lições de vida de um cão chamado Lava, de Jay Kopleman, ex-fuzileiro naval que lutou na guerra do Iraque e regressou aos Estados Unidos com um cão adotado na conflagrada cidade iraquiana de Faluja. A história do resgate deste filhote foi contada no sucesso editorial De Bagdá, com muito amor. Neste novo livro, o autor narra a adaptação de Lava nos Estados Unidos e como este incrível cão continuou promovendo transformações em sua vida. Lições de vida de um cão chamado Lava também aborda questões emocionais que afetam a readaptação civil dos envolvidos em operações de guerra, como depressão, alcoolismo e dificuldade de estabelecer vínculos afetivos. Ao observar Lava, Kopelman percebe a devastação emocional causada pelo conflito: hiperatividade, agressividade e instabilidade. Conheça a continuação desta emocionante história.







Após a comoção de milhões de leitores com a história do resgate do cão Lava no Iraque em De Bagdá, com muito amor, a editora BestSeller traz ao Brasil a nova obra de Jay Kopelman, Lições de vida de um cão chamado Lava. Kopelman, um ex-fuzileiro naval americano, comandou um esquadrão durante os combates na cidade iraquiana de Faluja, um dos epicentros da guerra em 2003. Em meio ao conflito, encontrou um cão filhote e iniciou uma bem-sucedida batalha para levar o cachorro para os Estados Unidos. Neste segundo livro sobre Lava, o autor explica a dificuldade de adaptação do animal à sua nova vida nos EUA e o seu diagnóstico de transtorno de estresse pós-traumático. Ajudar Lava, mais uma vez, fez Kopelman descobrir seus próprios medos e traumas. Lições de vida de um cão chamado Lava descreve uma jornada de autoconhecimento e descobertas.



De volta à temática da guerra, o autor aborda questões emocionais que afetam a readaptação civil dos envolvidos em operações de guerra. Ao observar Lava, Kopelman percebe a devastação emocional causada pelo conflito: hiperatividade, agressividade e instabilidade. Após vários exames, comprova-se que o cão apresenta sintomas de estresse pós-traumático. A partir disso, ele identifica em si próprio mudanças de comportamento semelhantes às de seu companheiro. O livro traz à tona dados preocupantes sobre ex-combatentes, como depressão, alcoolismo e dificuldade de estabelecer vínculos afetivos.


Lições de vida de um cão chamado Lava ajuda a entender o pensamento, sentimentos e traumas das pessoas que passaram por combates. O livro traz cartas de outros ex-combatentes do Iraque e suas opiniões sobre a guerra e a trajetória de Lava. Kopelman e seu cão levantam a questão sobre os veteranos e as consequências emocionais desses conflitos como o estresse, a depressão e outras emoções negativas.



“Ele pode ser um cão e não uma pessoa, mas, da maneira que lhe é própria, Lava salvou a mim e aos meus companheiros fuzileiros de uma forma mais completa que qualquer ser humano teria sido capaz de fazer naqueles dias sombrios. Em muitos dias, ele continua a me salvar de mim mesmo.”



Jay Kopelman deixou o Corpo de Fuzileiros Navais em fevereiro de 2007. É autor do best seller De Bagdá, com muito amor e mora com a família e seus animais no sul da Califórnia.


Lições de vida de um cão chamado Lava

(From Baghdad to America: Life Lessons From a Dog Named Lava)

Jay Kopelman

Tradução de Elena Gaidano

Editora BestSeller

176 páginas

Preço: R$ 19,90

Formato: 15,5x23 cm

ISBN: 978-85-7684-303-0