Durante o período de Carnaval, é comum que o desgaste físico provoque lesões que possam atrapalhar a folia
O Carnaval já está pegando fogo nas ladeiras e ruas do Estado. Troças, blocos, prévias animam os foliões que estão contando os dias para a chegada dos dias de Momo. Por mais condicionamento físico que você tenha, antes de cair na folia é bom alongar a musculatura. “Para agüentar a “maratona” que é o Carnaval é importante preparar o corpo. Os músculos ficam desgastados, principalmente aqui em Pernambuco que a festa tem um caráter dançante e as pessoas ficam mais sujeitas a lesões”, explica Renato Gouveia, professor da HI Academia.
Renato revela que com o alongamento o corpo fica aquecido e os passos de frevo e maracatu não causam tantos danos nos músculos, nervos ou articulações “Fora isso, o folião precisa vestir roupas e calçados confortáveis, de preferência os tênis que amortecem o impacto”. Outra precaução é evitar malhar antes de brincar o Carnaval para evitar um desgaste físico. “O gasto calórico de quem está dançando é muito grande e a carga intensa de exercícios pode levar a um estiramento e com isso ter que passar o período carnavalesco em casa. Então é bom tomar cuidado”, alerta Gouveia.
De acordo com Renato Gouveia, os alongamentos não tomam muito tempo, dez minutos no máximo, e devem-se alongar os membros inferiores, superiores e também o pescoço. Entre os exercícios sugeridos: em pé segure um dos pés de encontro ao bumbum para esticar a coxa, com as pernas estendidas leve o tronco à frente até o máximo que conseguir, estenda os braços à frente entrelaçando os dedos e curvando as costas e eleve o braço para cima e para a lateral, alongando a lateral do corpo.
SERVIÇO:
HI Academia
Fone: (81) 3442.6402