quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Barulho em excesso pode acarretar danos irreversíveis


Ruídos maiores que 85 decibéis, o equivalente a um grito, são prejudiciais ao ouvido humano



Som alto faz parte dos quatro dias de carnaval. Mas, o excesso de barulho pode trazer problemas irreversíveis à audição. A atenção maior deve ficar por conta de shows e trios elétricos, que geralmente alcançam uma intensidade maior que 85 decibéis. Todos os ruídos maiores que essa intensidade são considerados prejudiciais ao ouvido. “Quanto maior a intensidade e mais repetitivo for o som, maior será o dano às células ciliadas da cóclea (órgão responsável pela audição sensorial), podendo levar até à surdez”, salienta o otorrinolaringologista, André Ataíde do Hospital Iguaçu.

Durante o carnaval, é comum que os trios elétricos ultrapassem o limite de 85 decibéis. Dr. André Ataíde explica que quanto mais alto for o som em um local, menos se deve permanecer nele. “O indicado para uma pessoa é ficar, no máximo, 8 horas num ambiente no qual o som seja de 85 decibéis e, quando essa intensidade sobe para 100 decibéis, é pior ainda; só pode ficar nesse ambiente por uma hora”, enfatiza.

Uma forma de prevenir problemas auditivos é manter-se a uma distância segura do barulho e até, se necessário, usar protetores auriculares ou mesmo proteger o ouvido com as mãos. Um dos primeiros sintomas de que algum dano ao ouvido é o zumbido. Entretanto, muitas vezes a pessoa já tem a sua audição prejudicada e não se dá conta do problema. “Há muitos casos da deficiência leve que só são descobertas após um exame específico”, alerta o especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário