domingo, 5 de dezembro de 2010

Mostra compila 40 anos de trabalho de Josael de Oliveira


O Instituto Cultural Josuel de Oliveira (Inscult) e Centro Cultural Correios realizam na próxima terça-feira (7), a abertura da exposição Corpo – Universo e Diálogos, uma retrospectiva de Josael de Oliveira. A mostra, uma homenagem póstuma ao artista plástico e arquiteto pernambucano, recapitula quarenta anos de trabalho entre diversas técnicas e temáticas. Nascido em Caruaru, em 1944, o pintor, fotógrafo e arquiteto faleceu neste ano antes que visse materializado o desejo de levar a público a amplitude de sua obra numa coletânea que contemplasse toda sua cronologia artística.


São mais de quatro décadas dedicadas às artes numa profícua produção investigativa da arte e sua essência, num diálogo entre corpo e alma. Principal ponto de perspectiva do olhar de Josael Oliveira, o corpo metaforiza suas interpretações estéticas e filosóficas sobre o ser humano em suas relações com a natureza, a sociedade, as emoções e o inconsciente coletivo.
A seleção de mais de sessenta obras representa a pluralidade da exploração de limites e a relevância da persistência do manuseio constante para a evolução do trabalho defendidas por Josael. É um verdadeiro passeio pela multiplicidade do artista, entre escolhas de pinturas a óleo, acrílica, pastel, técnica mista, colagem, gravuras, desenhos, além de peças esculturais em cerâmica e objetos múltiplos.



A mostra destaca a série Sudarianos, estudo de pintura conceitual a partir de referência ao Santo Sudário e as marcas corporais deixadas em tecido pelo rosto de Cristo. Assim, depositava tinta sobre os corpos dos modelos para depois “carimbá-los” nos suportes utilizados como tela, tecido, náilon, etc. para depois obter a finalização do quadro. “As imagens que fixo são obtidas, inicialmente, através da impressão digital-corporal e em seguida trabalho reinventando-as, redesenhando-as, criando e recriando, superpondo outras imagens (figurativas) e complementando-as a partir do que vejo ou sinto nessas formas, nessas imagens”, dizia.

O projeto in memorian contemplará ainda a edição de um catálogo remissivo à mostra, com fotos de Daniela Nader, depoimentos de apreciadores como Ariano Suassuna, João Câmara, Marcos Vinicios, Inácio França, além de críticas especializadas publicadas na imprensa nacional e estrangeira e de escritos do próprio autor sobre sua experiência.



Serviço



Corpo – Universo e Diálogos: 40 anos de arte de Josael de Oliveira


Abertura: 7 de dezembro, às 20h


Em cartaz: 8 de dezembro de 2010 a 30 de janeiro de 2011

De terça a sexta, das 9h às 18h


Centro Cultural Correios

Avenida Marquês de Olinda, 262

Bairro do Recife

Fone: (81) 3224-5739 / 3424 1935

 
** Fotos: Daniela Nader**

Nenhum comentário: